Audiência pública debaterá sobre novas praças de pedágios


28/08/2009 11:51

Compartilhar:


A instalação de mais três praças de pedágio na Região Metropolitana de Campinas pode ser tema de audiência pública na Assembleia Legislativa. A deputada Ana Perugini (PT) encaminhou na terça-feira, 18/8, pedido nesse sentido à Comissão de Transportes e Comunicação.

Esta é a segunda ação da deputada a respeito dessa polêmica. Ela já pediu ao governo do Estado que reveja o processo de concessão do chamado Corredor Dom Pedro I. Ana vem acompanhando a discussão sobre o tema desde julho, quando a concessionária Rota das Bandeiras anunciou intenção de construir três praças de pedágio na rodovia Milton Tavares de Souza, SP-332, que liga Campinas a Engenheiro Coelho, passando por Paulínia, Cosmópolis e Artur Nogueira, trecho que faz parte do Corredor Dom Pedro I.

A rodovia é a que mais possui tráfego de caminhões em toda a região em função do transporte de combustível a partir da Refinaria do Planalto (Replan), instalada na cidade de Paulínia.

No último dia 14, as duas pistas da SP-332 permaneceram fechadas por aproximadamente três horas, em decorrência de protestos de cerca de mil moradores insatisfeitos com a decisão do governo do Estado. Sobre esta medida, a deputada ainda lembrou que é na tentativa de escapar das praças de pedágio, que os usuários buscam caminhos alternativos e acabam utilizando vias urbanas, que são inadequadas ao tráfego pesado.

aperugini@al.sp.gov.br

alesp