Responsabilidade sobre incidência de violência nas escolas


27/04/2010 15:24

Compartilhar:


O deputado estadual Hamilton Pereira (PT) responsabiliza o governo do Estado de São Paulo pela incidência de atos de violência nas escolas da rede. A manifestação do parlamentar se deu a partir de uma matéria veiculada no telejornal Bom Dia São Paulo, retratando o caso da escola "Reverendo Ovídio Antônio de Souza", de Sorocaba, que no último final de semana foi invadida e depredada pela trigésima vez desde 2006.

Hamilton Pereira lembra que 2006 foi o ano em que o então governador José Serra anunciou como primeira medida de seu governo para a área da educação o corte de 50% no orçamento estadual para o Programa Escola da Família. Segundo o deputado, o corte levou à extinção do programa em 2.882 escolas de todo o Estado, sendo que em Sorocaba afetou praticamente 60% das escolas estaduais (49 das 82 unidades de ensino).

A escola de Sorocaba foi invadida durante o final de semana quando se encontrava fechada. Pelo menos quatro salas de aula foram depredadas, armários foram quebrados e tinta e óleo foram despejados nas carteiras e lousas. Segundo Hamilton Pereira, declaração da diretora da escola à imprensa comprova o equívoco de manter a escola fechada. Disse a diretora ao jornal Bom Dia Sorocaba: "é comum ver menores brincando na quadra da escola no final de semana, até tarde da noite".

"Desde que iniciamos a elaboração do projeto que veio a ser adotado pelo governo do Estado como Escola da Família, partimos da constatação de que a maior parte das agressões feitas às unidades escolares partem de jovens e pessoas que de alguma forma já estiveram ou estão ligadas à unidade, porém, se sentem excluídas", explica Hamilton.



hpereira@al.sp.gov.br

alesp