Opinião - A realidade de nossos hospitais


15/04/2011 19:14

Compartilhar:


Utilizo este espaço dedicado à defesa das ideias dos nobres integrantes do Parlamento Paulista, para tratar de algo muito caro à vida de todos: a saúde. Recentemente, pudemos observar in loco as dificuldades que cidadãos paulistas têm enfrentado para obter um atendimento satisfatório nas unidades públicas de saúde de nosso estado.

Uma pessoa de nosso relacionamento sofreu um acidente em sua mão, e foi levada às pressas para o Hospital Santa Marcelina, no município de Itaquaquecetuba. Ao chegarem ao hospital, aqueles que prestavam o socorro logo notaram que o atendimento não seria tão breve, devido à grande demanda que havia ali. Acionado, fui até o local e, logo na entrada, fui cercado por outros pacientes que aproveitaram a presença de uma autoridade para desabafar em relação à demora para o atendimento clínico.

Um dos médicos presentes ao plantão chegou a expressar sua incompreensão pelo tumulto causado pois, apesar da demora, o corpo médico esforçava-se para levar todos a um atendimento a contento. Após ouvir as reclamações dos pacientes, fui informar-me sobre a internação do rapaz acidentado, intercedendo para que sua cirurgia pudesse ocorrer a tempo de ele não perder os movimentos da mão.

O fato é que trago este assunto à baila para mostrar a realidade dos que precisam aguardar por horas, dias ou até meses para conseguir um atendimento público de saúde. Desde o meu primeiro mandato tenho dedicado boa parte de minhas atuações para a área da saúde, pois sem ela os paulistas não podem dar continuidade às outras atividades que garantem sua sobrevivência.

Com isto, não estou evidenciando os problemas de um único hospital, mas chamo a atenção do governo estadual para que as unidades de saúde contem com um plano de atendimento eficaz, para que episódios como este não façam mais parte da vida do povo paulista. No que depender de nossa parte, estaremos sempre intercedendo por estes cidadãos, pois são eles a garantia de nossa legitimidade na Assembleia Paulista.

Quero agradecer à equipe médica daquele hospital que, com a habilidade necessária, pode restaurar a um trabalhador a força para o sustento de sua família. (mf)



* Milton Vieira é deputado estadual pelo DEM.

alesp