Emendas apresentadas por Junji à LDO beneficiam Alto Tietê


30/06/2000 18:05

Compartilhar:


O deputado Junji Abe (PFL) apresentou 19 emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A meta é assegurar a inclusão de obras e programas que beneficiem a saúde, agricultura, transporte coletivo, malha viária e o desenvolvimento industrial e social dos municípios do Alto Tietê no Orçamento do governo do Estado para o ano 2.000.

"A LDO não define o valor financeiro que cada setor deverá receber, mas estabelece quais áreas deverão ser contempladas pelo orçamento estadual. Já é meio caminho para garantir verbas para serviços e projetos especiais", explica o parlamentar, salientando que as proposituras estão sendo analisadas pela Assembléia Legislativa, podendo ser votadas a qualquer momento.

Uma das emendas do deputado visa garantir a captação ou ampliação de recursos para construção e modernização da linha leste da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). "Além de garantir verbas para melhoria de todo sistema, a emenda também objetiva a construção de viadutos, túneis e passagens subterrâneas nos municípios da Região Metropolitana de São Paulo. "São obras importantíssimas para evitar o caos no trânsito de Mogi das Cruzes. A CPTM anunciou, durante reunião que intermediamos em 16 de junho último, que pretende diminuir o intervalo entre os trens, passando de doze para oito minutos em média o tempo de espera dos passageiros. A construção de viadutos ou túneis para substituir as passagens de nível é fundamental para garantir a segurança e o conforto dos passageiros e motoristas ".

Outra emenda de Junji Abe pretende aumentar o número de municípios beneficiados pelo Programa Industrial Integrado. O trabalho do parlamentar pode garantir recursos para que as cidades localizem e desapropriem áreas para instalação de novas indústrias. "Caso seja aprovada, municípios como Mogi, por exemplo, teriam condições de oferecer mais benefícios para que as grandes empresas se instalem na cidade". Junji Abe está empenhado, ainda, em garantir no Orçamento do Estado do próximo ano a verba necessária para melhorar o atendimento nas unidades de saúde da rede pública. "Isto inclui dinheiro para acabar com a deficiência de médicos e funcionários, falta de equipamentos e conclusão de obras paralisadas, como o Hospital Luzia de Pinho Mello".

A recuperação da malha viária é outro objetivo do parlamentar. Por intermédio da LDO, ele pretende garantir que o setor seja contemplado com recursos do orçamento. A obra prioritária é a duplicação da Mogi-Dutra (SP-88). A atividade agrícola também é beneficiada pelas emendas do parlamentar. Elas garantem recursos para recuperação e conservação das estradas vicinais, implantação de hortas comunitárias, desenvolvimento das técnicas de produção e comercialização da agricultura paulista, surgimento de agronegócios e a conseqüente geração de emprego e renda no campo. Duplicar o número de famílias atendidas pelo programa Viva-Leite, beneficiando a população carente e a pecuária paulista, também foi proposto por Junji.

alesp