Secretário Walter Barelli tem reunião com comissão de desempregados


20/06/2001 12:15

Compartilhar:


Em reunião coordenada pelo deputado Nivaldo Santana (PCdoB), o secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho, Walter Barelli, recebeu, na manhã desta quarta-feira, 20/6, reivindicações apresentadas por comissão de desempregados que mantém acampamento nas proximidades da Assembléia Legislativa, no Ibirapuera. Também estiveram presentes à reunião os deputados do PSDB: Sidney Beraldo, líder da bancada, Edson Aparecido, presidente estadual do partido, e Pedro Tobias (PSDB).

A pauta conjunta de reivindicações elaborada pelas entidades que representam os desempregados tem cinco pontos: ampliação das frentes de trabalho, execução de uma política de geração de emprego, isenção do pagamento de transportes públicos, das contas de água e luz e de taxas em concursos públicos.

Walter Barelli forneceu dados sobre a política desenvolvida pelo governo para atender 1,7 milhão de desempregados no Estado. Segundo o secretário, São Paulo é a única unidade da Federação que mantém programa de frentes de trabalho em atividade. Nestes dois anos desde a implantação do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego, foram chamados 319 mil trabalhadores, dos 461 mil inscritos. Destes, 25.684 continuam em atividade nos 39 municípios da Grande São Paulo. O programa, que é rotativo, garante, por nove meses, bolsa-auxílio - que deve passar para R$ 190,00 por mês após votação na Assembléia -, além de cesta básica e curso de formação profissional. Hoje, 54 bolsistas estão prestando serviços à Assembléia Legislativa, no Palácio 9 de Julho.

Barelli solicitou a apresentação de proposta da comissão de desempregados para revisão dos critérios de concessão do passe do desempregado nas linhas operadas pelo Metrô e pela CPTM. A isenção da taxa de luz depende de lei que estabeleça os critérios para obrigar as concessionárias a cumprir o dispositivo legal. O secretário espera também da comissão sugestões para operacionalizar a isenção das taxas de água e de concursos públicos.

Walter Barelli destacou ainda que o governo paulista tem incentivado o surgimento de empresas populares, formadas por desempregados, nas periferias da cidade, e a retomada dos mutirões, que deverão agregar a profissionalização dos participantes. "Queremos que o trabalhador, ao final da construção de sua casa, esteja capacitado a trabalhar como mestre-de-obras", afirmou. Falou também sobre o Time do Emprego, ação desenvolvida no escritório central da secretaria, que reúne 20 desempregados em grupo que discute alternativas e busca o emprego coletivamente. Segundo o secretário, alguns desses grupos já conseguiram empregar 50% de seus membros.

Ao encerrar a reunião, o deputado Nivaldo Santana comprometeu-se com a comissão de desempregados a agendar um encontro, promovido pela Assembléia, para discutir as questões apresentadas.

alesp