Legislativo estadual põe fim ao voto secreto


21/06/2001 14:16

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa de São Paulo tornou-se a primeira casa legislativa estadual do país a suprimir o voto secreto de suas deliberações.

Na sessão extraordinária desta quarta-feira, 20/6, foram aprovadas a PEC 11/99, do deputado Edmur Mesquita (PSDB), que suprimiu o voto secreto para cassação de deputados, e a PEC 8/2001, do deputado Antônio Mentor (PT), aperfeiçoada pelo deputado Vanderlei Macris (PSDB), cuja emenda suprimiu do texto constitucional todas as menções ao voto secreto.

Para o deputado Macris, a votação significa um fato inédito na história. "A Assembléia Legislativa de São Paulo sai na frente e dá um grande exemplo de determinação e transparência para os demais legislativos." O deputado citou diversos outros legislativos municipais que já adotaram a mesma providência, ou 127, segundo levantamento da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), que desenvolverá em conjunto com a Assembléia Legislativa a campanha: "Se o cargo é público, por que o voto é secreto?" O objetivo é provocar a adesão de todos os legislativos do país.

No dia 7 de junho passado, o deputado Vanderlei Macris, o presidente da Assembléia Legislativa, Walter Feldman, e o deputado Antônio Mentor participaram de encontro - organizado pela União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), da qual o deputado Macris é o segundo secretário - com o presidente da Câmara dos Deputados, Aécio Neves, em Brasília, para defender o voto aberto.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Vanderlei Macris - 3886-6956/6957.)

alesp