Notas do Plenário


12/04/2007 20:19

Compartilhar:


Nossa Caixa

O deputado Cido Sério (PT) externou sua preocupação com a situação dos funcionários e clientes da Nossa Caixa diante da surpresa pela compra da folha remanescente do Banespa, de aproximadamente 600 mil servidores. Disse o deputado que essas ações do governo do Estado derrubaram em 30% o valor das ações do banco na Bolsa de Valores. Em sua opinião, o enfraquecimento da Nossa Caixa pode estar ocorrendo para que, num futuro próximo, isso facilite sua privatização ou federalização, o que seria muito ruim, concluiu o deputado.

Ronald McDonald

A inauguração da Casa Ronald McDonald de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer é motivo de muita alegria para a população, afirmou o deputado Aloisio Vieira (PDT). De acordo com Vieira, a casa possui 30 apartamentos em condições de atender não só ao paciente mas também a seus familiares, levando-os aos locais de tratamento e oferecendo todo o suporte. A casa também conta com oito apartamentos especiais para o atendimento a transplantados. "A solenidade, com a presença de várias autoridades, foi marcada por momentos de muita emoção", disse Vieira.

Sem radicalizações

Para o deputado Mauro Bragato (PSDB), não radicalizar e buscar equilíbrio é fundamental. No seu entender, essas são as posições ideais para o debate do Orçamento, que possui muitas limitações. Ser contra ou a favor, para ele, não é o caso. A propósito, comentando as afirmações de que haveria antagonismos entre alquimistas e serristas no PSDB, disse que essa abordagem da imprensa é um equívoco.

Congratulações com a Anvisa

As novas restrições à propaganda de bebida alcoólica foram festejadas e parabenizadas pelo deputado Jonas Donizette (PSB). O deputado congratulou-se com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pelas medidas restritivas, pois as maiores ocorrências com vítimas no trânsito decorrem do abuso do álcool. Donizette agradeceu o apoio recebido a projeto de sua autoria que permite aos maiores de 60 anos receberem precatórios alimentares prioritariamente. Para Donizette, "é preciso fazer valer a Justiça". "As pessoas morrem e não recebem o que é de direito", afirmou.

Descaso com a educação

Carlos Giannazi (PSOL) pediu apoio para a reabertura de uma escola na Chácara Maria Trindade, no extremo oeste da capital. De acordo com o deputado, em 1995, no processo de municipalização, a escola foi fechada pelo Estado, e assim continua até hoje. A prefeitura não reabriu e as crianças andam quilômetros para freqüentar aulas. "É uma incompetência do poder público. Alguém tem que pagar. O Ministério Público deve investigar de maneira rigorosa a causa real de as crianças não terem acesso ao direito mínimo que é o ensino fundamental."

Decisão arbitrária

O deputado Simão Pedro (PT) afirmou que a decisão tomada pelo presidente da Assembléia, deputado Vaz de Lima, de tirar a discussão dos vetos e projetos em regime de urgência constitucioinal por falta de deliberação foi arbitrária, passou por cima da Constituição e do Regimento Interno. "É um ato com o qual não concordamos. Vamos seguir todos os trâmites para mostrar que foi uma atitude incorreta e, se for preciso, iremos à Justiça para se restabelecer o Estado de Direito, o estado democrático, que garante não só a voz para a oposição mas a voz para os pequenos partidos, que também serão prejudicados", finalizou o parlamentar.

Capacidade de mudar de idéia

"Os homens que têm capacidade de mudar de idéia têm toda a nossa admiração", afirmou o deputado Rui Falcão (PT). E o presidente mudou de idéia a pedido de todas as lideranças desta Casa. O deputado disse que foi designado pela bancada para compor a comissão de estudos de mudanças do Regimento e que sua disposição é participar e contribuir para que o Regimento se torne mais ágil e mais democrático. "Afinal, devemos satisfação à sociedade, que nos fiscaliza e cobra o aperfeiçoamento de nossas atividades", concluiu.

"Publiquem o relatório"

O deputado Adriano Diogo (PT) declarou que esta quinta-feira, 12/4, era o prazo final prometido pelo presidente da Casa para a publicação do relatório da bancada do PT sobre o acidente ocorrido na linha 4 do Metrô. "No entanto, nada foi publicado", reclamou. O presidente Vaz de Lima interferiu para afirmar que houve determinação para que o relatório fosse publicado, e se não o foi deveu-se provavelmente a algum lapso, que seria prontamente corrigido. "Publiquem o relatório do acidente do Metrô", reiterou Diogo. "Pelo que se sabe, a referida obra do Metrô será retomada agora, 100 dias após a tragédia. Como é possível que isso ocorra se o presidente do Metrô ainda não se manifestou sobre as causas do acidente, nem o IPT emitiu nenhum laudo sobre o caso? Não há justificativa para que se retomem as obras sem que se esclareçam os motivos do acidente", comentou.

Vagas "reservadas"

Aloisio Vieira (PDT) demonstrou preocupação com os problemas na área da saúde que vêm ocorrendo em sua região, o Vale do Paraíba. Segundo o deputado, recentemente uma criança recém-nascida precisava de atendimento neonatal, mas acabou morrendo por falta de leitos na UTI. "Acontece que as vagas aparecem quando a prefeitura dos locais paga por serviços que os hospitais credenciados no SUS estão obrigados a oferecer gratuitamente. Se não houver uma solução rápida, não só as crianças mas os adultos continuarão morrendo, sendo que, pelo que já verifiquei, há vagas, só que são "reservadas" para convênios particulares".

"Movimento do Bem"

A deputada Dárcy Vera (DEM) falou pela primeira vez no grande expediente, tendo reclamado da morosidade com que os projetos estão sendo encaminhados na Casa. Cobrou o fim da picuinha entre o PT e o PSDB e exortou todos a se unirem para enfrentar a crise e buscar qualidade de vida para o povo. A deputada fez um breve relato de sua atuação política na área de Ribeirão Preto, onde exerceu a vereança por quatro vezes, e se declarou apaixonada pela área social, segmento em que criou o projeto "Movimento do Bem", que encabeça outros dez projetos responsáveis pelo atendimento de 5 mil pessoas por dia.

Pela isonomia

O Ministério Público assinou um termo com a Prefeitura de São Paulo que prevê a existência de apenas três grandes eventos por ano na avenida Paulista. Os eventos escolhidos foram a Corrida de São Silvestre, o Réveillon e a Parada de Orgulho GLBT, tendo ficado de fora a Marcha para Jesus, organizada pela Igreja Renascer em Cristo. O deputado José Bruno (DEM), que é bispo da Renascer, pediu isonomia no direito de uso da avenida pelos interessados em ocupar aquele que é considerado o principal palco de comemorações da capital paulista.

ALTV tira leite de pedras

O deputado Ed Thomaz (PMDB) pegou o gancho de Dárcy Vera e concordou com a morosidade das tramitações na Casa, mas parabenizou os funcionários pela qualidade de seu trabalho e pela forma como receberam os deputados novos, com carinho e hospitalidade. Por ser da área de comunicação " Ed Thomaz é radialista há mais de 25 anos ", sentiu-se à vontade para comentar a qualidade do trabalho da TV da Assembléia e recomendou maiores investimentos na sua estrutura, para que ela fique ainda melhor e mostre para o povo o trabalho dos deputados, tanto na capital como junto às bases, no interior. Reclamou, ainda, ajuda para a Santa Casa de Presidente Prudente, que vem enfrentando sérias dificuldades.

alesp