Lançamento da Frente Parlamentar Estadual de Amizade Brasil/Cuba


25/05/2005 10:04

Compartilhar:


Uma comitiva de autoridades de Cuba reuniu-se com a Bancada do PT na Assembléia Legislativa, em 24/5, para o lançamento da Frente Parlamentar Estadual de Amizade Brasil/Cuba. A iniciativa será protocolada no Parlamento paulista nesta quarta-feira, 25/5, com a assinatura de deputados de todos os partidos com representação na Casa, além dos 23 parlamentares petistas. Os cubanos vieram a São Paulo para participar da 13ª Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba " Encontro por uma América Livre, que acontece de 25 a 28/5 (veja a programação no site www.ptalesp.org.br).

Os representantes cubanos " entre eles o cônsul geral em São Paulo, Carlos Trejo Sosa, e sua esposa, Georgina Németti " também foram recebidos pelo presidente do Legislativo, Rodrigo Garcia (PFL), que designou o 1º secretário, Fausto Figueira (PT), para implementar o intercâmbio entre os deputados cubanos e paulistas com vistas à participação na Feira de Havana, prevista pra novembro de 2006. O líder do PT, deputado Renato Simões, sugeriu a organização de uma comissão de parlamentares de São Paulo para atuar como precursora da feira, colaborando na relação de Cuba com empresários no Estado, já que a coincidência do evento com as eleições presidencial e estadual no Brasil pode impedir a participação de políticos.

Os visitantes declararam que a solidariedade manifestada pelos deputados é recíproca e indica um caminho para a integração entre os povos. Para eles, o intercâmbio deve se dar em várias frentes: culturais, comerciais, sociais e parlamentares. Segunda Indira Andrés, deputada da Assemblea Nacional del Poder Popular de Cuba e vice-presidente da Federación Estudantil Universitaria de Cuba, está se consolidando um grupo de intercâmbio entre universitários paulistas e cubanos, na área da medicina.

A comitiva cubana era composta também pelos deputados Julio Spinoza e Osvaldo Martinéz; por Carlos Chao Méndez, representante para o Brasil do Instituto Cubano de Amistad con los Pueblos, e José Esteves, diretor desse organismo; e Adriana Pérez, esposa de Gerardo Hernández, um dos cinco presos cubanos nos EUA. Pela bancada petista, também estiveram presentes Ana do Carmo, Beth Sahão, Ítalo Cardoso, Hamilton Pereira, Maria Lúcia Prandi, Roberto Felício, Simão Pedro e Vicente Cândido.

alesp