Deputado manifesta-se contrário ao fechamento de bibliotecas na capital


22/02/2008 10:28

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Carlos Giannazi



Ao fazer pronunciamento na tribuna da Assembléia Legislativa no último dia 18/2, Carlos Giannazi (PSOL) posicionou-se contra o Decreto 49172/2008, do prefeito Gilberto Kassab, que autoriza o fechamento de quatro bibliotecas públicas infanto-juvenis na cidade de São Paulo. A alegação que motiva esse decreto é a falta de demanda.

Vista pelo parlamentar como "um verdadeiro retrocesso e dano à Cultura, à Educação e ao incentivo da leitura", a atitude dificulta o uso de uma biblioteca por parcelas da população que pagam impostos e têm o direito, como todos os outros contribuintes, de usar um equipamento público. Esta atitude dificulta o aprendizado denotativo, procedente dos livros e demais publicações, e o conotativo, resultante da experiência proporcionada pela freqüência à biblioteca, que ensina a conhecer e preservar o patrimônio intelectual e físico e a respeitar o sentido do uso compartilhado de algo que é de todos.

O ato do Executivo paulistano agrava ainda mais a precária situação dos ativos públicos e dos serviços relevantes voltados aos interesses sociais como a Educação e a preservação da memória, na qual a biblioteca goza de destacada estatura.

O deputado também manifestou total apoio ao movimento protagonizado pelo professor da ECA-USP Edmir Perrotti, organizador de um abaixo-assinado contra a desativação das bibliotecas.



carlosgiannazi@uol.com.br

alesp