Comissão de Saúde constata nova realidade em Santa Casa


02/06/2010 15:07

Compartilhar:


A Comissão de Saúde e Higiene da Assembleia, presidida pelo deputado Fausto Figueira (PT), encontrou a UTI Neonatal da Santa Casa de Mogi das Cruzes funcionando dentro de padrões técnicos e operacionais de segurança.

A nova inspeção foi realizada na manhã de terça-feira, 1º/6, motivada pela morte de mais dez recém-nascidos no período de 14 de abril a 9 de maio, quando a unidade foi reaberta. A comissão, também representada pelos deputados Luiz Carlos Gondim (PPS) e João Barbosa (DEM), foi recebida pelo provedor Mário Calderaro, pelo secretário-adjunto da Saúde de Mogi, Marcello Cusatis, e diretores e integrantes do corpo clínico do hospital.

Diferente dos nove óbitos de recém-nascidos ocorridos por infecção hospitalar em novembro de 2009, que resultaram na interdição da maternidade na época, as dez mortes recentes, ao que tudo indica, estão relacionadas ao nascimento de bebês prematuros, de baixo peso, alguns com pouco mais de 600 gramas e graves complicações de saúde. Sete das mães não passaram por pré-natal.

A Santa Casa de Mogi das Cruzes é referência em parto de alto risco na região do Alto Tietê e atende gestantes de 11 municípios. Segundo a direção, de 14 de abril até fim de maio foram realizados quase 500 partos. A UTI Neonatal funciona com seis leitos e dispõe de mais três, ainda sem credenciamento pelo sistema público de saúde.



ffigueira@al.sp.gov.br

alesp