Da Tribuna


16/05/2011 18:32

Compartilhar:


Erros de português



Carlos Giannazi (PSOL) manifestou-se contra atitude do Ministério da Educação (MEC), que distribuiu para mais de quatro mil escolas públicas o livro didático de língua portuguesa Por Uma Vida Melhor, com diversos erros de concordância. Segundo Giannazi, a justificativa do MEC foi de que o uso do livro visa combater o preconceito linguístico. "Esse tipo de argumentação não tem sustentação. O livro não contribui para a elevação cultural e para o processo de aprendizagem dos alunos das escolas públicas". Ele ainda ressaltou que duvida que "haja um professor que defenda o uso desse livro". (DK)



Campanha do desarmamento



Olimpio Gomes (PDT) lembrou que, segundo o Estatuto do Desarmamento, o transporte de arma de fogo só pode ser autorizado pela Polícia Federal, mesmo que seja para entregar a arma em postos da campanha do desarmamento. Gomes explicou que, pelo portal da Polícia Federal, é possível adquirir documento autorizando o porte de arma de fogo com a justificativa de que se está participando da campanha. "O criminoso pode usar toda essa estratégia para, legalmente, circular com uma arma de fogo até a data final da campanha, 31/12", lamentou. (DK)



Reforma política



Edson Ferrarini (PTB) comentou que vários partidos estão dando sugestões a respeito da reforma política, por exemplo, o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), que defendeu o voto nominal, e a bancada do PT, que sugeriu a adoção do sistema de lista fechada. "Você não vota no candidato, a lista fechada é organizada pelo partido. Esse sistema é uma afronta à democracia. A população pensa que vota, pensa que decide, mas não decide nada: é levada a um grande engodo", criticou. (DK)



Santa Casa de Misericórdia



"Encerrar suas atividades seria um crime", alegou Jooji Hato (PMDB), referindo-se ao possível fechamento do pronto-socorro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. "Essa Santa Casa tem o maior pronto-socorro da América Latina, que tem um dos melhores equipamentos médicos e é um dos maiores captadores de órgãos", elogiou. O parlamentar ainda pediu aos governos estadual e federal que socorram a instituição e que haja maior investimento nos setores da saúde e também da segurança pública. (DK)



Ciência e tecnologia



Donisete Braga (PT) comentou audiência pública na Casa, nesta segunda-feira, 16/5, com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, e disse ser importante debater temas ligados ao ministério, "uma vez que temos no Estado a Embraer e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizados no município de São José dos Campos". Braga também elogiou o trabalho desenvolvido pelo ministro e disse que ele tem contribuído com informações importantes para o Estado. (DK)



Quem é Kassab



Adriano Diogo (PT) leu artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo do domingo, 15/5, analisando o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. "Gilberto Kassab, sem contraste e sem cerimônia, pode fazer o que quiser. Por mais despropositado que seja. Bem à sua imagem, Kassab lança o tal PSD, partido sem razão de ser e sem uma só ideia definida, ainda que alheia. Não é, de fato, partido político. É uma oportunidade para kassabs de diversos calibres e semelhantes propósitos". (DK)



Polícial feminina



Em vista da homenagem realizada nesta segunda-feira, 16/5, às policiais femininas, Olimpio Gomes (PDT) afirmou que as policiais ainda sofrem preconceito de gênero, pois lei de sua iniciativa, sancionada em 2008, que deu o nome de Hilda Mendes ao Comando de Policiamento de Área Metropolitana-3 (CPA/M-3), ainda não foi aplicada. Segundo Gomes, o comandante da PM, em resposta a seu apelo, garantiu que, a partir de 17/5, o comando passará a ser denominado conforme a lei. O deputado defendeu ainda a aprovação da PEC 3/09, do deputado Fernando Capez, que estabelece para as policiais aposentadoria aos 25 anos de serviço.(BC)



Não avançamos



Para Carlos Giannazi (PSOL), dados coletados pelo Censo do IBGE 2010, atestando queda no índice de analfabetismo em relação ao ano 2000, de 0,5%, demonstram que o país não avançou na erradicação desse problema. Giannazi destacou que os quase 20% de analfabetos computados pelo censo não incluem os analfabetos funcionais. O parlamentar criticou ainda as secretarias da Educação da capital e do Estado por terem fechado salas de aulas e cursos dirigidos a jovens e adultos, e defendeu o direito desse segmento ao ensino regular. (BC)



Atentado à democracia



Edson Ferrarini (PTB) criticou a intenção, discutida em Brasília, no âmbito da reforma política, de voto em lista fechada. Segundo o deputado, adotar tal prática eleitoral atenta contra a democracia, pois quem decidirá quais candidatos serão eleitos é a cúpula partidária. "Aqui no Brasil os partidos têm donos e serão eles que irão decidir quem poderá ser votado", disse. O parlamentar criticou o PT por defender o voto em lista fechada e afirmou que o partido quer, por esse meio, se perpetuar no poder e com os mesmos (que já estão lá).(BC)

alesp