Tribuna


11/11/2011 18:42

Compartilhar:


Falta de investimento



Carlos Giannazi (PSOL) expressou apoio aos moradores da região da estrada do M"Boi Mirim, na capital paulista, que se manifestaram na manhã desta sexta-feira, 11/11, reivindicando melhorias no transporte público. Segundo Giannazi, a população está cansada de promessas vazias e da falta de investimento no setor. "Aquela estrada está abandonada", protestou. Ele afirmou ainda que vários apelos e audiências públicas foram realizadas para que haja ampliação da estrada e extensão da Linha 5-Lilás do Metrô. "Existe o projeto, mas a prefeitura não libera os recursos para que a obra seja viabilizada. Não temos investimentos dos governos municipal e estadual", lamentou. (DK)



Reintegração de posse



Para Luiz Marcolino (PT), o comando da PM do Estado agiu de forma violenta na reintegração de posse dos prédios, localizados na avenida São João, ocupados por sem-tetos. "Temos respeito pela PM, mas não podemos aceitar que alguns policiais achem que estão acima da lei", afirmou. De acordo com Marcolino, quem determina a desapropriação é o juiz, e esta só pode ocorrer mediante presença do oficial de justiça, que ainda não estava presente no local. "A questão da moradia é um problema social, não deve ser tratado como um caso de polícia. É de forma pacífica e dialogando que se resolve", pediu. (DK)



Insatisfação



Sobre a Lei 14.751/2008, de sua autoria, que proíbe a circulação de caminhões no município de São Paulo das 7h às 10h e das 17h às 20h, Jooji Hato (PMDB) comentou que a norma tem contribuído para redução dos congestionamentos. Hato ainda citou o PL 768/2011, que proíbe a permanência de menores de 18 anos em locais de frequência coletiva das 23h30 às 5h, de sua autoria, e lembrou que a proposta também vem causando divergência de opiniões. (DK)



Ditadura PSDB



"Eu fico perplexo ao ver as marcantes cenas de repressão da tropa de choque da PM e do Estado", declarou Carlos Giannazi (PSOL) referindo-se ao pronunciamento do deputado Marcolino (PT). Para o parlamentar, é humilhante o desrespeito e as agressões com os manifestantes. Relembrou a greve dos professores no ano passado e disse que Alberto Goldman, governador na época, jogou a tropa da PM contra os servidores. Giannazi acusou os policiais de estarem à serviço do poder econômico e contra as mobilizações sociais. "Já derrubamos várias ditaduras, a de Vargas, a militar, e vamos derrubar a ditadura do PSDB". (DV)



Leis



Jooji Hato (PMDB) parabenizou o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, pela sanção da lei que proíbe a circulação de caminhões no horário de rush, de segunda a sexta-feira. Para o deputado, a redução do congestionamento é importante, entretanto não mais que a preservação do meio ambiente. A proibição começa no dia 10/12, mas os veículos só estarão sujeitos à multa a partir de janeiro. Hato lembrou duas leis de sua autoria, a Lei Seca, que foi aprovada e entrou em vigor, e a Lei da Moto Sem Garupa, vetada pelo governador. (DV)



Direito de descanso



"A educação de São Paulo vai muito mal porque não há investimento", disse o deputado Carlos Giannazi sobre a Resolução 44/2011 da Secretaria Estadual da Educação, que divide as férias dos professores do Estado em dois períodos de 15 dias, a serem fruídos em janeiro e julho. Para o deputado, a ordem afronta o direito a férias e a descanso dos professores. "Além dos baixíssimos salários, são obrigados a trabalhar em três ou quatro escolas por dia. É uma situação dramática, não temos uma jornada de trabalho adequada para esses profissionais", comentou. O parlamentar informou que na próxima quarta-feira, 16/11, participará da reunião da Comissão de Educação na Casa, quando será debatida a resolução. (IR)

alesp