Deputada confia no fortalecimento das políticas de atenção à Terceira Idade


05/10/2005 11:10

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) acredita que a sociedade brasileira dará grandes saltos de qualidade na definição de políticas de defesa da cidadania do idoso. A parlamentar manifestou essa convicção após participar da abertura do Encontro Nacional de Idosos, nesta terça-feira, 4/10, no Sesc Pompéia, capital. A programação prossegue até sexta-feira, com discussões centralizadas no tema "Avaliação e Perspectivas da Implementação do Estatuto do Idoso".

Coordenadora da Frente Parlamentar Estadual Pró-Envelhecimento Saudável, Prandi destaca que o envelhecimento populacional deve ser acompanhado de ações que garantam a dignidade do idoso. "A confirmação estatística do envelhecimento populacional reitera um desafio: garantir vida saudável e dignidade à Terceira Idade. O idoso merece proteção especial do Estado e da sociedade", enfatiza.

Para a deputada, o Estatuto do Idoso traduz um avanço sem precedentes. "Nossa luta, agora, deve ser assegurar que ele seja, efetivamente, colocado em prática", destaca, lembrando que o Brasil não é mais um país de jovens. "O crescimento da juventude é de apenas 2,5% ao ano, em contrapartida à constatação de uma verdadeira "explosão" da Terceira Idade. Quais condições oferecemos e ofereceremos a esta população idosa? Quais são as ações, programas e projetos para atender essa parcela de cidadãos? Qual a eficácia dessas ações?", questiona.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp