Projeto que cria universidade da Baixada Santista recebe apoio de estudantes e pesquisadores da USP


27/03/2001 15:18

Compartilhar:


O Projeto de Lei 169/95, que cria a universidade pública da Baixada Santista e Litoral, de autoria da deputada estadual Mariângela Duarte (PT), vetado recentemente pelo governador Geraldo Alckmin, recebeu diversas moções de apoio de estudantes e pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).

Dentre elas, destaca-se o texto de Luís H. Daló, do Centro Acadêmico Iara Iavelberg, do curso de Psicologia. Segundo Daló, natural de Santos, o Centro Acadêmico considera "justa e urgente a implantação de uma universidade pública na região". Para Daló, o Centro Acadêmico, embora não contribua diretamente com o projeto da deputada Mariângela, vem trabalhando junto a causas semelhantes.

Já para o pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência (NEV-USP), Eduardo Manoel de Brito, também mestrando do curso de Alemão, "o apoio à criação da universidade pública da Baixada Santista e Litoral funda-se na mais pura lógica do regime democrático e do espírito norteador dos direitos humanos". Brito solicitou aos professores coordenadores do NEV a redação de um manifesto público a favor do projeto, a fim de ser enviado ao governador Geraldo Alckmin.

Ato público. O apoio à universidade pública da Baixada Santista está incluído na pauta de reivindicações do ato público desta segunda-feira, às 17 horas, na Praça Mauá, no Centro de Santos, promovido pela Intersindical Portuária do Estado de São Paulo - entidade que congrega todos os sindicatos portuários do Estado. A manifestação da Intersindical visa defender o mercado de trabalho no porto e no comércio.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Mariângela Duarte - 3886-6548/6553)

alesp