Seminário sobre recursos hídricos discute salubridade ambiental


12/06/2008 09:36

Compartilhar:


O reflexo da falta de planejamento no índice de vulnerabilidade das cidades foi um dos pontos destacados no seminário "A Água que Temos e a Água que Queremos", que a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) promoveu na segunda-feira, 9/6, na Universidade Santa Cecília, em Santos. Com uma história de luta em defesa da qualidade das águas, a parlamentar busca aprofundar as discussões sobre políticas públicas de saneamento, balneabilidade e recursos hídricos.

Para a deputada, o gerenciamento dos recursos hídricos é função obrigatória do Estado, em conjunto com a sociedade organizada. "Defendo o modelo de gestão participativo, democrático e descentralizado, com a implantação de fóruns para formulação de políticas para o setor".

Os trabalhos foram mediados pelo ambientalista Condesmar Fernandes de Oliveira, membro da Rede Caiçara Ecossocialista.

O presidente da Federação Nacional dos Portuários, José Eduardo Siqueira, abordou a relação entre o conceito de salubridade ambiental e as águas superficiais urbanas. "É fundamental que essa água tenha boa qualidade para a salubridade ambiental", destacou. Disse mais: que existe relação direta entre a democracia participativa e a eficiência dos serviços públicos.

A gerente do Ibama no litoral paulista, Ingrid Maria Furlan Oberg, destacou que há uma história de falta de gestão e de planejamento equivocado, resultando em contaminação dos recursos hídricos. "Além das emissões atuais, existem passivos. Precisamos ter políticas públicas para encontrar soluções eficientes", disse. "Temos o conhecimento técnico. O que falta é vontade política", enfatizou.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp