Secretário vai receber funcionários da Nossa Caixa


06/06/2008 19:31

Compartilhar:


O Comando Nacional dos Funcionários da Nossa Caixa vai ser recebido pelo secretário estadual da Fazenda, Mauro Ricardo Machado Costa. Quem propôs a audiência foi o deputado Davi Zaia (PPS), na última quinta-feira, 5 de junho.

O secretário, em audiência com Zaia, aceitou receber o comando e, o deputado, que já representou os funcionários no Conselho de Administração do banco e é presidente da Federação dos Bancários de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, disse que procurará os integrantes do comando para agendar a audiência para a semana que vem, com o objetivo de tratar da proposta de incorporação da Nossa Caixa pelo Banco do Brasil.

Zaia disse que o bom andamento das negociações exige a transparência do processo. Ele acredita que o seu desenrolar se dará dessa maneira, proporcionando a oportunidade para um debate sobre a função dos bancos públicos. "Hoje o Banco do Brasil e a Nossa Caixa não conseguem funcionar como agências de fomento, ao contrário do BNDES que de fato opera nesses moldes".

Para o deputado, o interesse do Banco do Brasil na Nossa Caixa se deve às características de concentração do sistema financeiro. Ele considera que o ideal seria manter a Nossa Caixa como banco público, mas que é preciso analisar que, em função do processo de fusão dos bancos privados, o Banco do Brasil procura fortalecer sua posição no Estado.

Zaia também comentou as pressões dos bancos privados contra a incorporação e a favor de um leilão de venda da Nossa Caixa. Segundo ele, para um banco privado adquirir a Nossa Caixa e pagar o melhor preço será preciso fazer uma série de ajustes, como o aumento dos juros e tarifas cobrados dos clientes e a redução de agências e de pessoal, e, nesse caso, as demissões serão certas. Para ele, é conveniente aos bancos privados defenderem o leilão porque sabem que o Banco do Brasil não poderá participar, já que as regras de privatização impedem a participação do setor público.



dzaia@al.sp.gov.br

www.deputadodavizaia.com

alesp