Opinião - O Poupatempo é de todos


03/02/2010 15:37

Compartilhar:


Parece desnecessária essa discussão em torno da "paternidade" pela vinda do Poupatempo para Americana, conforme vimos na imprensa local nos últimos dias, principalmente porque a cidade tem políticos experientes, com vários mandatos e um trabalho positivo em favor da população. O Poupatempo será instalado em nosso município por decisão baseada em critérios técnicos do governo do Estado, mas ele não é só de Americana, é um órgão público regional, que beneficiará moradores de muitas cidades próximas a nós.

O Poupatempo é de todos, é do Chico, do João, do Pedro, da Maria, da Ana, da Júlia, de uma população toda que necessita da agilidade dos serviços prestados pelo setor. A "paternidade" tem pouca importância diante do grande benefício que o funcionamento desse órgão traz à comunidade. Americana ganhou o Poupatempo, a região ganhou o Poupatempo, isso é o que importa, porque está confirmado pela Casa Civil e pela Secretaria de Gestão Pública.

Como homem público, que honro os votos que recebi da população, não seria insensato em divulgar uma notícia sem o sinal verde do governo do Estado, que é o responsável por esse projeto. Desde 2007 tenho discutido com o governo essa reivindicação de nossa região e insistido junto aos órgãos estaduais para sermos atendidos. Mesmo que não tenha sido possível entrar na programação da Secretaria de Gestão Pública nos anos de 2008 e 2009, não desistimos, mas permanecemos atentos à tramitação do projeto, sempre prestando contas do assunto à sociedade, que merece estar informada corretamente, sem meias verdades.

Todo o processo burocrático tem caminhado muito bem, com aprovação técnica da área da Rodoviária e o encaminhamento de outras informações necessárias ao Estado. Em audiência no último dia 14 de janeiro com o secretário da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira, que tem grande sensibilidade ao tratar dos anseios dos municípios, questionei mais uma vez sobre o Poupatempo, recebendo a informação de que faltava por parte da Prefeitura de Americana o envio do documento de cessão da área cedida na Rodoviária para prosseguimento dos trâmites legais, que permitirá a contratação da empresa e o início das obras no local.

Essa informação foi confirmada também pela Secretaria de Gestão Pública e não me caberia outra atitude, se não a de imediatamente entrar em contato com o nosso prefeito Diego De Nadai, que prontamente me atendeu e passou a incumbência ao assessor de convênios, Douglas Trindade, que tem uma atuação brilhante nessa área, para agilizar a elaboração do projeto para votação na Câmara Municipal. Estamos trabalhando em consonância com o governo do Estado e com a prefeitura.

Faço esse breve relato apenas para esclarecimento da população, deixando claro, sem qualquer especulação e com aprovação da Casa Civil: o Poupatempo será instalado em Americana. Espero que não existam forças contrárias a isso que venham a retardar o processo.

Continuarei trabalhando por Americana e região, com o mandato que a população me outorgou, seja pela instalação do Poupatempo, por recursos para obras e equipamentos e no encaminhamento junto ao governo de outras reivindicações que os prefeitos ou a comunidade confiarem a mim. Os benefícios que conquistamos como homens públicos são de todos e para todos.



* Chico Sardelli é deputado estadual (PV)

alesp