Curso vai capacitar entidades em prestação de contas


10/06/2010 18:03

Compartilhar:


Dirigentes, funcionários e voluntários que atuam em entidades não-governamentais sem fins lucrativos vão participar de um curso gratuito sobre elaboração do Balanço Social e Prestação de Contas. A capacitação será oferecida no próximo sábado, dia 12/6, pelo Instituto Metropolitano de Pesquisas Acadêmicas e Consultoria Técnico-Operacional (Impacto) em parceria com a Universidade Católica de Santos (UniSantos).

Ministrado no campus Dom Idílio (Avenida Conselheiro Nébias, 300, na Vila Mathias), a partir das 9h, o workshop tem a coordenação do advogado Carlos Mota, consultor em projetos sociais do terceiro setor. Os interessados podem ser inscrever pelo telefone (13) 3223-1034, das 13 às 17h. Até a última segunda-feira, 7/6, 117 pessoas haviam confirmado a participação no curso.

O balanço social é um demonstrativo publicado anualmente por empresas e entidades com informações sobre projetos, benefícios e ações sociais voltados aos empregados, colaboradores, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade. O documento também permite avaliar os trabalhos desenvolvidos no exercício da responsabilidade social, ambiental e corporativa.

A prestação de contas é obrigatória quando as entidades recebem recursos públicos, sob pena de sanções civis e criminais aos responsáveis pela instituição. Quando deixa de ser feita no prazo legal ou em desacordo com a legislação, acarreta proibição para a celebração de convênios com órgãos governamentais, além da devolução das verbas aos cofres públicos.

"O que buscamos com o curso é orientar sobre os procedimentos básicos e padrões para a produção desses documentos. Devem informar com clareza como foi aplicado a receita obtida e detalhar as ações voltadas à sociedade.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp