Cartilha será lançada na Assembleia


14/06/2011 13:13

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/convite_racismo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Visando contribuir com a Campanha Nacional sobre o Impacto do Racismo na Infância, de iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Donisete Braga (PT) lança, no próximo dia 16/6, na Assembleia Legislativa, a Cartilha por uma Infância sem Racismo.

Segundo o deputado, dados oficiais e o cotidiano apontam para a existência de racismo, discriminação e preconceito. Esses sentimentos estão presentes no cotidiano das crianças, adolescentes e jovens.

"Há uma rotina de discriminação incorporada à sociedade. Não podemos negar a existência de problemas que resultam em transtornos e sérios danos psicológicos. Esse enfrentamento é uma exigência para a conquista da democracia plena no Brasil", enfatizou o deputado. Ele lembrou que 2011 é o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, conforme proclamação da Organização das Nações Unidas (ONU).

A cartilha apresenta dados sobre a situação atual de crianças negras e indígenas, bem como endereços para se obter informações sobre o tema, apoio e a relação dos órgãos de Justiça para denúncias.

O racismo é crime previsto na Constituição Federal punível com multa e prisão, como registrado nas leis 7.716/89 e 12.288/10, no Estatuto da Igualdade Racial. "Constitui objetivo fundamental da República promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação", disse o parlamentar, referindo-se ao artigo 3º da Constituição Federal de 1988. (da)

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp