Arnaldo Jardim participa de Fórum em Peruíbe


17/07/2001 17:05

Compartilhar:


O deputado Arnaldo Jardim (PPS) participou, nos últimos dias 12 e 13 de julho, em Peruíbe, do Fórum de Gestão Ambiental para o Desenvolvimento, que teve o objetivo de traçar caminhos para o desenvolvimento dos municípios da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira.

O Fórum reuniu diversos setores da sociedade para discutir um conceito autêntico e democrático do que significa desenvolvimento e qualidade de vida. Jardim palestrou sobre o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), criado pelo Fórum São Paulo Século XXI, na Assembléia Legislativa de São Paulo, com o objetivo de apresentar à sociedade um indicador mais preciso que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), da ONU.

O IDH da ONU é de segunda geração, pois se volta mais para os indivíduos do que para a economia, constituindo-se num indicador-síntese do grau de desenvolvimento social da população. Já o IPRS é considerado de terceira geração por levar em conta três dimensões básicas: a renda; a longevidade e a educação. Trata-se, portanto, de uma concepção mais avançada e humana de desenvolvimento.

Para Arnaldo Jardim - que foi o relator geral do Fórum São Paulo Século XXI - o IPRS representa um instrumento mais preciso de avaliação permanente das relações custo/benefício das políticas públicas e do inter-relacionamento entre os diversos agentes econômicos e sociais. "Ele promove uma comparação saudável entre os municípios e serve de parâmetro para orientar a aplicação de recursos", afirmou Jardim. "É um instrumento balizador de políticas públicas, capaz de tirar fotografias pontuais do estágio real de desenvolvimento da nossa sociedade, pois traz à tona dados que mostram se estamos de fato construindo uma sociedade menos desigual e mais humana", concluiu.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Arnaldo Jardim - 3886-6834/6838.)

alesp