Emenda ao Orçamento destina recursos estradas rurais de Itariri


02/01/2006 17:01

Compartilhar:


A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) obteve êxito em incluir no relatório do Orçamento do Estado para 2006, definido pela Assembléia Legislativa, a destinação de recursos para recuperar estradas rurais de Itariri, no Vale do Ribeira. O relatório já foi aprovado na Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa. "É um passo importante para assegurar as melhorias", informou a parlamentar, que tem sido firme em cobrar do Governo do Estado investimentos nas estradas vicinais dos municípios do Ribeira.

A emenda da deputada Prandi prevê investimento de R$ 100 mil, em diferentes áreas de Itariri. "As melhorias atendem necessidades dos produtores rurais e vai ao encontro dos esforços para fomentar uma nova fonte de receita para o município, a partir do desenvolvimento do turismo rural", explicou a parlamentar.

Com população estimada em 14 mil habitantes, Itariri possui área geográfica rural superior à área urbana (180 e 114 Km², respectivamente). "A economia local é muito dependente da monocultura da banana, produzindo a nanica, a nanicão e a prata", explica Maria Lúcia, acrescentando que o município cultiva apenas em pequena escala produtos agropecuários e hortifrutigranjeiros. "As boas condições das estradas serão um incentivo importante para o crescimento de lavouras alternativas", salientou.

Segundo enfatizou Prandi, a área de cultivo de mandioca também pode ser ampliada, aumentando a produção de 100 toneladas ano. "Haveria, também, melhores condições para aumentar a produção de abobrinha, quiabo e vagem, também produzidos em pequena escala".

Um dos grandes problemas que os agricultores da região enfrentam, principalmente os pequenos, é a dificuldade de escoamento da produção. "Alguns deixam de ampliar a área plantada ou diversificá-la, devido à precária infra-estrutura dos acessos", esclarece Prandi. A parlamentar cita também o elevado índice pluviométrico como agravante. "Com chuvas freqüentes e sem a necessária manutenção, as estradas vicinais ficam intransitáveis. Produtores chegam a perder parte da colheita, arcando com grandes prejuízos".

Turismo

Ainda de acordo com deputada, os investimentos em obras viárias contribuirão para melhorar a integração de Itariri e permitirão o fortalecimento do turismo. Na atual administração, o município tem buscado viabilizar alternativas e tem ampliado as discussões e trabalhos visando o desenvolvimento turístico. "O turismo rural integra essa nova visão. Representa uma possibilidade de atrair turistas o ano inteiro, gerando emprego, renda e desenvolvimento". Para consolidar essa nova vertente econômica, a municipalidade conta com importante apoio do Sebrae, que tem propiciado à região cursos de capacitação e a viabilização de projetos.

Outro ponto ressaltado por Maria Lúcia Prandi é que a melhoria das estradas deverá facilitar o controle de áreas verdes, contribuindo para barrar o desmatamento indiscriminado.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp