CPI dos Presídios investiga Central de Tortura em São Paulo


11/06/2002 20:14

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A CPI do Sistema Prisional da Assembléia Legislativa de São Paulo ouvirá nesta quinta-feira, 13/6, às 14h, o corregedor da Polícia Civil de São Paulo, Roberto Maurício Genofre; o juiz corregedor do Departamento de Inquéritos Policiais da Capital, Maurício Lemos Porto Alves; o promotor de Justiça Gabriel César Inellas e o delegado titular de Itaquaquecetuba, Antônio da Costa Pereira Neto.

Solicitada pelo deputado estadual Wagner Lino (PT), um dos relatores da CPI, a audiência terá o objetivo de apurar denúncias veiculadas pelo jornal Diário de São Paulo, nas edições dos dias 20 e 21 de maio, que apontam a existência de uma central de tortura na Cadeia de Itaquaquecetuba, para onde os presos considerados problemáticos em outros distritos policiais da Capital teriam sido transferidos sem ordem judicial. No local, os recém-chegados eram torturados por outros detentos, conhecidos como "galerias", diante da omissão ou conivência de policiais.

O deputado também quer que o secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, compareça à Comissão para prestar esclarecimentos sobre a central de tortura de Itaquaquecetuba. A reunião da CPI contará com a presença de representantes de entidades de direitos humanos e da Comissão de Direitos Humanos da OAB- SP, que também acompanham o caso.

alesp