IPRS 1997-2000 - De um a cinco

Riqueza, escolaridade e longevidade balizam a constituição dos grupos que reúnem os municípios do Estado de São Paulo
19/09/2003 21:30

Compartilhar:


O Diário da Assembléia passa a publicar, a partir de hoje, textos que ressaltam e explicam alguns aspectos do estudo que consolidou o Índice Paulista de Resposabilidade Social. O IPRS foi lançado pela Assembléia Legislativa de São Paulo e Fundação Seade no dia 18/9, e apresenta dados atualizados, com base no período de 1997 a 2000, sobre os municípios e as regiões do Estado de São Paulo. O IPRS faz uma radiografia dos 645 municípios paulistas, nos itens riqueza, longevidade e educação, mostrando ainda os esforços feitos nas cidades para a melhoria da qualidade de vida da população.

DA REDAÇÃO

Para realizar o levantamento solicitado pela Assembléia Legislativa, a Fundação Seade dividiu os 645 municípios paulistas em cinco grupos. No primeiro agrupamento estão 81 cidades chamadas de municípios pólos, localizadas ao longo do principais eixos rodoviários do Estado (vias Anhangüera e Dutra), que se interceptam na capital. Elas somam 23 milhões de habitantes (62% da população estadual).

O segundo grupo, denominado economicamente ativo, reúne 48 municípios e pouco mais de 5 milhões de habitantes. Essas cidades estão basicamente situadas nas áreas metropolitanas do Estado e em seu entorno; podem ser subdivididas em pelo menos três categorias: industriais (Mauá, Cubatão, Guarulhos etc.), condomínios de alto padrão (Barueri, Cotia, Itapecerica da Serra etc.) e turísticas (como Atibaia, Campos do Jordão e Guarujá).

No terceiro bloco estão 211 municípios onde habitam 3,5 milhões de pessoas. A maioria das cidades se localiza no norte e oeste do Estado. Caracterizam-se, todas, por nível de riqueza baixo, mas bons indicadores sociais. O quarto agrupamento envolve 191 municípios dispersos no oeste paulista e concentrados no centro e na fronteira nordeste do Estado. Apresentam baixo nível de riqueza e medianos indicadores em educação e expectativa de vida.

O quinto grupo é composto pelos 114 municípios em pior situação no IRPS. Com baixos índices de riqueza, longevidade e educação, são cidades (pequenas, em geral) que não conseguem lograr avanços socioeconômicos significativos. Estão fortemente concentradas no Vale do Ribeira, mas também na zona serrana do Vale do Paraíba e na região central do Estado. Dois milhões de pessoas vivem nessas áreas marcadas pela pobreza.

O texto integral do Índice Paulista de Responsabilidade Social 1997-2000 está no site www.al.sp.gov.br , ícone IPRS.

alesp