Escola de Sorocaba precisa de reforma urgente, diz parlamentar


13/04/2005 11:28

Compartilhar:


O deputado Hamilton Pereira (PT) visitou nesta terça-feira, 12/4, a Escola Estadual Mário Guilherme Notari, localizada no Jardim Luciana Maria, em Sorocaba, e se comprometeu a encaminhar ofício à Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) reivindicando urgência para o início da reforma no prédio da escola.

No início de fevereiro, o parlamentar já havia sido informado sobre o problema que a escola vinha enfrentando por uma infestação de pombos. Na época, em contato com a Diretoria de Ensino, sua assessoria foi informada de que providências estavam sendo tomadas. Porém, no último final de semana, Hamilton Pereira tomou conhecimento, através da imprensa, de que a situação da escola continua crítica.

Durante a visita, o parlamentar manteve contato com a direção da escola e alguns membros do grêmio. Ele foi informado de que as providências tomadas até o momento foram de iniciativa da própria comunidade. Segundo um dos representantes do grêmio, foram retirados da laje da escola cerca de 250 quilos de fezes de pombos.

A falta de vedação entre as telhas e a laje permitiu que um grande número de aves se alojasse no local. Com as fortes chuvas do início do ano, houve infiltração de água na laje, o que ocasionou a morte de muitas aves e, por conseqüência, um sério risco à saúde da comunidade escolar. Algumas salas de aula tiveram que ser interditadas. Segundo informações de membros do grêmio, foi pintado o teto de quatro salas de aula, mas ainda há manchas residuais das infiltrações, além de mau cheiro.

"Nós percebemos que tanto a direção como a comunidade escolar têm realizado um esforço enorme para resolver os problemas, mas não dispõem de recursos", afirmou Hamilton Pereira. No ofício que encaminhará à FDE, o parlamentar apontará a necessidade de vedação de todos os vãos que dão acesso à laje do piso superior e ao forro das classes no térreos, entre outras providências.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp