Audiência fortalece apoio aos trabalhadores das universidades


17/06/2010 17:32

Compartilhar:


Organizada pelo mandato do deputado Carlos Giannazi (PSOL), membro titular da Comissão de Educação da Assembleia, a audiência pública realizada em 10/6 na Casa, debateu a crise nas universidades estaduais, cujos trabalhadores estão em greve. "O movimento reivindicatório dos trabalhadores da USP, que estão com os seus salários arrochados e foram excluídos do reajuste de 6% dado aos docentes, conta com meu apoio incondicional", afirma o parlamentar. Os reitores das três universidades foram oficialmente convidados, mas não compareceram ao diálogo.

No evento, o deputado informou que já protocolou requerimentos em duas comissões da Casa pedindo a convocação do reitor da USP, João Grandino Rodas, para explicar as declarações dele contra os servidores. "A reitoria, contrariando o direito constitucional de greve, ordenou também o corte do ponto de mil trabalhadores na tentativa de desestabilizar e esvaziar a paralisação, que já dura mais de 40 dias", justifica o parlamentar. Giannazi está buscando o apoio de outros deputados da Casa para exigir uma reunião com Grandino Rodas a fim de abrir um canal de negociação com os servidores.

Estiveram no debate, Magno Carvalho, diretor do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp); Paulo Barela, secretário executivo da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas); José Aparecido, diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU); Vera Monezzi e Marcelo Cardagi, da Oposição Sindical de Esquerda dos Trabalhadores da USP. Estavam também presentes os funcionários da USP de Pirassununga e estudantes da Unesp de Marília, entre outros.



carlosgiannazi@uol.com.br

alesp