Parlamentar debate segurança privada na OAB-SP


17/06/2002 17:01

Compartilhar:


Da Assessoria

A Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP promove nesta terça-feira, 18/6, às 18h30, no Salão Nobre da Ordem dos Advogados do Brasil, o debate sobre o tema Segurança Privada: A Indústria do Medo. Os dados que serão discutidos pelos especialistas convidados demonstram que, em 2001, o Brasil gastou em segurança privada 10,2% do PIB, ou seja, cerca de R$ 112 bilhões. Participa do debate o deputado estadual Wagner Lino (PT), autor do pedido de CPI da segurança pública do Estado de São Paulo.

Segundo o deputado, os números sobre segurança privada dobraram no espaço de seis anos e dão a dimensão da violência no país e da sensação de insegurança dos cidadãos, que buscam se precaver com medidas que vão além das garantias do Estado. As perdas com roubos e furtos de carros, mortes, privação da liberdade e outros crimes atingiram R $ 15 bilhões e a indústria do medo já mantém um exército de mais de 1 milhão de vigilantes. Em São Paulo são aproximadamente 400 mil vigilantes, sendo que o efetivo das duas policias, Civil e Militar, é de 120 mil pessoas.

O debate contará também com a presença do delegado da Polícia Federal, Gesival Gomes de Souza, do presidente do Sindicado das Empresas de Segurança Privada, Segurança Eletrônica e Cursos de Formação no Estado de São Paulo, José Jacobson Neto e do pesquisador da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, Ib Teixeira, autor dos estudos sobre os custos da violência no Brasil.

alesp