Petrobras realizará fórum sobre potencial de negócios na Baixada Santista


25/05/2006 08:56

Compartilhar:


Até o final de junho ou início de julho, a Petrobras realizará um fórum para expor, a segmentos empresariais e prestadores de serviço da região, quais as demandas do Escritório de Negócios de Gás e Petróleo da Baixada Santista (ENGPBS) geradas pela exploração e comercialização do gás da bacia de Santos. O evento será promovido por meio do Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo (Prominp) do Ministério das Minas e Energia.

A informação foi divulgada em 19/5, na sede do escritório, durante reunião entre gerentes da unidade, a deputada federal Telma de Souza, a deputada estadual Maria Lúcia Prandi e o vereador santista Ademir Pestana, todos do PT. Segundo o gerente-geral José Luís Marcusso, a intenção da empresa é divulgar aos empresários locais quais os tipos de produtos e de serviços serão requeridos pelas operações direta e indiretamente ligadas à exploração do gás. A expectativa é de que o empresariado se capacite para suprir essas demandas, já que a empresa dará preferência a contratações regionais, sempre que houver oferta compatível, tanto em qualidade quanto em preços.

O ENGPBS ficará responsável pelas transações comerciais e por todas as ações de logística referentes à produção do gás e do petróleo extraídos da bacia santista (que se estende do Rio de Janeiro até Santa Catarina), enquanto a unidade de tratamento ficará localizada em Caraguatatuba, litoral norte paulista, pela proximidade das tubulações que vão abastecer o mercado consumidor potencial.

O escritório santista deverá ocupar, até o final deste ano, cinco andares do prédio da Fundação Getúlio Vargas, na avenida Conselheiro Nébias, 159, Vila Nova, onde já funcionam as primeiras gerências da unidade, responsáveis pela fase inicial de implantação. Cerca de 250 funcionários, a grande maioria dos quadros de carreira da Petrobras, atuarão nessas repartições.

Tanto a deputada Maria Lúcia Prandi, presidente de comissão especial que trata dos assuntos referentes ao gás e petróleo da Bacia de Santos na Assembléia Legislativa de São Paulo, quanto o vereador Ademir Pestana, que preside órgão com o mesmo objetivo na Câmara Municipal de Santos, comprometeram-se a lutar por esse objetivo.

"A população da nossa região tem de aproveitar as oportunidades geradas a partir da implantação da unidade de negócios. As perspectivas são muito positivas", afirmou Prandi.

Para Ademir, a economia santista deverá receber um grande impulso a partir da exploração do gás na bacia de Santos. "Para aqueles que duvidaram, a resposta está aqui mesmo, neste prédio."

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp