Luta por reserva ecológica do Oeste do Estado


13/03/2008 17:27

Compartilhar:


O deputado Mauro Bragato (PSDB) está solicitando ao governador José Serra a transformação da Reserva Florestal da Mata Maturi, no município de Caiuá, em Unidade de Conservação de Proteção Integral. Essas unidades são áreas protegidas com o objetivo principal de conservação da biodiversidade. Apenas o uso indireto dos recursos naturais é permitido sem a interferência humana.

Mauro Bragato destaca que é importante essa conservação para ir ao encontro dos anseios da comunidade científica, além de mostrar sintonia com os interesses da sociedade.

A Reserva Florestal Legal da Mata Maturi é um dos maiores fragmentos remanescentes de Mata Atlântica no Pontal do Paranapanema, região do Estado onde só restam 2% da antiga cobertura vegetal original. Com 1.230 hectares, a mata só é menor que o Parque Estadual do Morro do Diabo (33 mil hectares) e glebas da Estação Ecológica Mico-Leão-Preto.

Refúgio de espécies ameaçadas de extinção, a mata Maturi abriga animais como onça-pintada, jaguatirica, gato-do-mato, anta, lobo-guará, tamanduá-bandeira, bem como várias espécies de répteis, anfíbios e aves. Embora pouco estudada, a vegetação nativa tem grande importância ambiental por abrigar espécies do final da sucessão ecológica, além de uma rica diversidade de árvores, plantas e flores.

A proximidade do fragmento com as várzeas do rio do Peixe potencializa a importância da floresta como corredor de fauna. Não só o governo vem lutando pela região. Há diversas iniciativas de organizações da sociedade civil, comunidades de assentados, órgãos ambientais, Ministério Público, prefeituras e câmaras de vereadores, que vêm se esforçando para conservar esse importante santuário de Mata Atlântica da região.



mbragato@al.sp.gov.br

alesp