Projeto que ajuda na localização de seqüestradores avança na Assembleia Legislativa


14/04/2010 11:13

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2010/BALEIASEQUESTRADORES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Projeto de Lei nº 836, de 2009, de autoria do deputado Baleia Rossi (PMDB), que obriga as companhias telefônicas a informar à polícia a localização de celulares utilizados por seqüestradores ou que sejam de propriedade das vítimas deste tipo de crime hediondo, recebeu parecer favorável da CCJ e está sendo apreciada pela Comissão de Segurança Pública.

O parlamentar informa que trabalha para agilizar a tramitação legislativa de sua proposta e diz ter esperança de vê-la votada e aprovada o mais breve possível. "Considero que a transformação deste projeto em lei será uma ferramenta importantíssima para a polícia enfrentar e combater crimes como o de seqüestro", explica.

Segundo ele, hoje as companhias telefônicas só são obrigadas a cumprir tal exigência por imposição judicial, medida que nem sempre é viabilizada de imediato, o que reduz as chances dos seqüestradores serem localizados rapidamente. Rossi argumenta que as companhias telefônicas dispõem de tecnologia que lhes permite localizar o local de onde os aparelhos, fixos ou celulares, são acionados para fazer chamada.

baleiarossi@al.sp.gov.br

alesp