Saiba porque sua presença no debate sobre o Orçamento 2012 estadual é importante

Audiências Públicas do Orçamento 2012 - Geral
16/08/2011 18:09

Compartilhar:


O Orçamento estadual nada mais é do que o total de dinheiro que o Estado arrecada, principalmente com a cobrança de impostos, e a lista de despesas " que incluem, entre muitas coisas, manutenção de hospitais, escolas e estradas " onde esse dinheiro vai ser gasto.



O que você tem a ver com isso?

Assim, o Orçamento estadual interfere muito na vida das pessoas que moram no Estado de São Paulo. Toda vez que alguém vai a uma santa casa procurar atendimento médico, ela está usando um serviço da lista de despesas.

Quando um jovem senta no banco da escola pública, ele está utilizando um equipamento do Estado e recebe aulas do professor pago pelo Estado. Tudo isso está na lista de despesas.

Mesmo num fim de semana, oportunidade em que a família quer visitar os parentes na cidade vizinha e, para isso, precisa trafegar numa estrada, ela está usando um caminho que é conservado pelo Estado.

Algumas cidades têm boas escolas, mas no hospital local falta muita coisa. Outras têm uma ótima santa casa, boas escolas, mas a estrada de acesso ao município está toda esburacada. É difícil para o governo do Estado adivinhar onde o dinheiro do Orçamento pode ser mais bem aplicado. Nessa hora, as sugestões que a população apresenta podem ajudar muito o governo a decidir.



O que a Assembleia tem a ver com isso?

O Orçamento do Estado de São Paulo " o maior do país, só perde para o Orçamento brasileiro " é uma lei votada anualmente pelos deputados estaduais. Oficialmente, as sugestões de mudanças nessa lei só podem ser feitas pelos deputados. Por isso, eles decidiram visitar os municípios para ouvir as propostas dos moradores de cada região do Estado, e tentar incluir na lei do Orçamento o que for sugerido. Essas visitas são as audiências públicas.

Em resumo, os deputados só vão saber o que a população realmente quer se os cidadãos forem às reuniões apresentar suas sugestões.

alesp