SEM CACIQUES E APITOS - OPINIÃO

Milton Flávio*
27/03/2001 15:40

Compartilhar:


Desde 21 de março, o governo tem um novo líder na Assembléia Legislativa: o deputado Duarte Nogueira (PSDB), um deputado que, embora jovem, tem competência política, maturidade e credibilidade suficientes para cumprir exemplarmente a sua nova função. Nos últimos seis anos, fui líder da bancada do PSDB, vice-líder e líder do governo. Dessa forma, pude atestar sua extrema lealdade, quer como secretário estadual de Habitação, quer como membro de um partido aliado (o PFL, legenda pela qual ele se elegeu em 1994 e 1998), quer como integrante da bancada tucana.

A indicação de Duarte Nogueira para a liderança de governo ocorre num momento especial, num momento em que o PSDB passa por um duplo processo de amadurecimento e renovação. Infelizmente, já não podemos mais contar com a presença de Franco Montoro e Mário Covas, dois ícones da ética e competência na política. Mas novos quadros vão surgindo no partido e ocupando lugar de destaque no cenário estadual e nacional.

É dentro desse contexto de renovação que devem ser vistas a eleição de Aécio Neves para a presidência da Câmara Federal, a eleição de Walter Feldman para a presidência da Assembléia Legislativa, a eleição de Édson Aparecido para a presidência do PSDB em São Paulo e a indicação de Duarte Nogueira para a liderança do governo.

É dentro desse contexto que também se consolida a importância política do governador Geraldo Alckmin, independentemente do cargo que ele venha a disputar em 2002. Hoje, pela função que ocupa, mas também pela seriedade, competência e lealdade que sempre marcaram sua carreira como homem público, sem dúvida alguma, ele é uma das figuras mais importantes do partido em nível nacional.

E é bom que surjam novas lideranças, gente com competência para disputar e ocupar em nome do partido os mais variados cargos públicos. Só os velhos caciques - às vezes, travestidos de caudilhos de bombachas; às vezes, candidatos a xeque - não aceitam a renovação. Mas quem - a não ser os índios - ainda gosta de caciques e apitos?

*Milton Flávio é deputado estadual pelo PSDB e presidente do Fórum Parlamentar de Assuntos Latino-Americanos da Assembléia Legislativa de São Paulo.

alesp