Catadores de materiais recicláveis organizam caminhada pela coleta seletiva

Com fotos
05/06/2002 16:43

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O 1º secretário da Mesa Diretorada Assembléia Legislativa, deputado Hamilton Pereira (PT), participou na manhã desta quarta-feira, 5/6, da caminhada pela coleta seletiva realizada por catadores de materiais recicláveis, estudantes e sindicalistas a fim de chamar a atenção da população para a importância da coleta seletiva de lixo no Dia Mundial do Meio Ambiente.

Pereira também divulgou as emendas que apresentou à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) na Assembléia Legislativa reivindicando investimentos para as cooperativas de catadores de recicláveis, como a criação de crédito popular específico no Banco do Povo; alocação de 3% dos recursos anuais de custeio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em projetos voltados para as cooperativas; operações de financiamento para projetos tecnológicos voltados para as cooperativas e implantação de galpões de armazenamento primário de material reciclável nos municípios onde existam cooperativas de catadores.

As emendas foram construídas com o apoio do Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec).

Segundo Carlos Roberto De Gáspari, da diretoria do Ceadec, os catadores devem ser reconhecidos como uma classe trabalhadora. Gáspari também defendeu a implementação da coleta seletiva em todos os municípios do Estado. "Precisamos garantir condições dignas de trabalho aos catadores de recicláveis, que hoje estão expostos a objetos perigosos e animais peçonhentos", protestou.

Hamilton Pereira defende o incentivo às cooperativas da categoria que, além de promover a inclusão social, trazem economia para o Estado. "O poder público enfrenta a escassez de áreas para depositar os resíduos sólidos, tem que preservar o meio ambiente e pagar quantias elevadas às empresas de coleta de lixo. O catador, através das cooperativas, recebe assistência que vai desde a qualificação profissional até a criação de redes integradas de comercialização, que contribuem para que tenham um ganho melhor", declarou o parlamentar.

alesp