Projeto que cria postos policiais nas favelas recebe pedido de urgência


11/06/2002 17:10

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

No momento em que as autoridades federais reconhecem que os bandidos exercem um poder paralelo nas periferias do Rio de Janeiro e de São Paulo, por conta da omissão do poder público, o deputado Faria Jr. (PL) fez apelo aos seus colegas deputados para que aprovem em regime de urgência seu projeto de lei que cria postos policiais avançados em favelas.

Segundo ele, a crescente violência urbana que vem preocupando a população paulista exige urgentes medidas preventivas do governo do Estado.

Seu projeto, que teve pareceres favoráveis das Comissões de Constituição e Justiça, Segurança Pública e Finanças e Orçamento, autoriza o Poder Executivo a instalar postos policiais avançados em favelas já consolidadas. Os postos policiais permanecerão abertos 24 horas e disporão de equipamentos mínimos, inclusive de comunicações, para assegurar segurança pública aos moradores dessas áreas.

Faria Jr. considerou providencial a declaração do ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior, de que o crime organizado ocupou as lacunas deixadas pelo poder público nas áreas mais pobres das grandes cidades.

O deputado lembra que os criminosos que operam à vontade, na Grande São Paulo, transformaram áreas ocupadas por favelados em esconderijos. "Eles contam com a ausência de contingente policial nessas áreas desprovidas de equipamentos urbanos e de infra-estrutura para atormentar seus moradores e, a partir das favelas, promover ataques, roubos e agressões em vias públicas, residências e apartamentos", afirma o parlamentar.

Para Faria Jr., a presença permanente da polícia nas favelas, além de melhorar a segurança local, poderá colaborar no trabalho de identificação de marginais, que estão agindo com extrema ferocidade e desembaraço e sem nenhuma restrição, deixando em pânico nossas famílias e a cada dia mais elevando os índices de criminalidade em São Paulo.

alesp