PPS oficializa coligação com os tucanos na capital


02/07/2004 16:52

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Arnaldo Jardim

O PPS de São Paulo oficializou na quinta-feira, 1º de julho, a coligação com o PSDB, apoiando a candidatura de José Serra à prefeitura da Capital. Arnaldo Jardim, líder da bancada do PPS na Assembléia Legislativa e ex-candidato do PPS à prefeitura, abriu o encontro, que contou com a participação do candidato José Serra, do governador Geraldo Alckmin, dos presidentes do PPS, Roberto Freire, David Zaia, Carlos Fernandes, do senador Romeu Tuma, deputados e vereadores da Frente e cerca de 250 pessoas, entre membros da coligação e parlamentares do PFL.

Arnaldo Jardim afirmou que a coligação com o PSDB "é decorrência de uma união de ideais históricos de pessoas que primam por manter o respeito à diversidade de opiniões". Para Jardim, essa coligação será marca da unidade, já que na quarta-feira, 30/6, as comissões que debatem o programa de governo dos candidatos já havia se reunido e, na sexta-feira, 2/7, foi a vez das comissões de mobilização política.

Roberto Freire homenageou Marco Antônio Coelho, deputado pelo PCB e preso político no regime militar, e relembrou a presença do deputado Alberto Goldman, hoje no PSDB, mas membro do PCB antes da substituição da legenda pelo PPS.

Sobre o apoio à candidatura de Serra, Freire ressaltou que "estranho seria se não a fizéssemos". Para ele, a coligação retoma companheirismos de velhas lutas históricas, quando as pessoas ali presentes se reuniam em torno do MDB, ainda sob o regime militar. "Essa é uma coligação que busca mudanças; que deseja políticas socialmente mais justas. É uma união não-só para a disputa eleitoral, mas para construir um instrumento de mudanças rumo à humanização das relações em nossa sociedade."

José Serra agradeceu o apoio do PPS e relembrou as condições históricas que unem os dois partidos. Ele declarou que a aliança consolida uma proposta de recuperação de políticas de desenvolvimento para o Brasil, que deve escapar da hegemonia do mercado. Para solucionar os problemas da cidade, o candidato se comprometeu a implantar efetivamente as sub-prefeituras, ouvir as entidades populares e as ONGs em busca de propostas para uma gestão onde todos possam governar juntos.

Ao encerrar o evento, o governador Geraldo Alckmin homenageou Roberto Freire, afirmando ser seu fã, e rememorou a carreira política do candidato à Prefeitura da Capital, citando sua importância no governo de Franco Montoro, no programa de governo de Tancredo Neves e, por último, no Ministério da Saúde: "atuações públicas que o qualificam para o exercício da prefeitura da Capital."

O deputado federal Dimas Ramalho, o deputado estadual Vitor Sapienza, a vereadora Myriam Athiê e o vereador Estima foram alguns dos parlamentares do PPS que estavam presentes ao ato que marcou a coligação na capital. Pela coligação também estiveram parlamentares do PSDB e do PFL e o presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo.

ajardim@al.sp.gov.br

alesp