Solene comemora nesta segunda o Dia do Combate ao Câncer Infanto-Juvenil


19/11/2008 21:39

Compartilhar:


Por iniciativa do deputado Luis Carlos Gondim (PPS), em parceria com a União Sul, Sudeste e Centro-Oeste das Instituições de Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Universo), será realizada nesta segunda-feira, 24/11, às 10h, sessão solene para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil, que é 23/11.

Estarão presentes, entre outros, o presidente da Universo, Jacinto Guidolim, o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, Renato Melaragno, representantes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e do Instituto Ronald McDonald, além de empresários com visão social, como o presidente da TIM, Mário Cesar de Araújo, e o publicitário José Buffo, da Heads Comunicação.

Ainda comparecerão artistas, como a Mayana Neiva; Maria Lydia Mello de Andrea, médica especialista em oncologia pediátrica; e voluntários de várias organizações de combate ao câncer infanto-juvenil, como o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graacc).

O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil foi criado no ano passado com o objetivo de conscientizar a população sobre as dificuldades e as necessidades que envolvem o tratamento. Hoje, o câncer representa a segunda causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de zero a 15 anos no Brasil. Em função do avanço da tecnologia, de pesquisas e dos esforços de equipes médicas de centros avançados e voluntários, a cura do câncer infantil atinge, em média, 90% dos casos quando o diagnóstico é precoce.

Segundo o médico Sérgio Petrilli, um dos maiores especialistas em câncer infantil do país e superintendente do Graacc, apesar das conquistas da medicina e da ciência, que têm resultado em avanços na melhoria da qualidade de vida dos pacientes, "o Brasil precisa, em caráter de urgência, formular políticas públicas para melhorar o acesso ao tratamento e ao diagnóstico precoce".

Petrilli acredita que, em parceria com a sociedade, o Poder Público precisa equacionar melhor os recursos financeiros e humanos disponíveis para oferecer tratamento de acordo com padrões mais avançados.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp