Fórum anuncia resultados do I Censo do Legislativo Brasileiro


06/04/2006 16:18

Compartilhar:


Estudiosos do mundo inteiro estão debatendo os resultados coletados durante dois anos de trabalho no I Censo do Legislativo Brasileiro, no Fórum Internacional, que foi aberto na quarta-feira, 5/4, e termina nesta sexta-feira, 7/4. O evento está sendo acompanhado pela Assembléia paulista por videoconferência.

Realizado em conjunto pelo Senado Federal e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do programa Interlegis, o censo é o resultado de dois anos de levantamento de informações sobre o funcionamento de 5.564 câmaras municipais, 26 assembléias legislativas e da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Cento e oitenta recenseadores voluntários percorreram milhares de quilômetros com um questionário sobre assuntos diversos, como o serviço de documentação disponível, a escolaridade dos legisladores, o capital humano, o grau de organização da produção legislativa e a transparência do processo legislativo.

Nesta quinta-feira, a programação contou com discussões sobre a independência entre os poderes e sobre o capital humano das casas legislativas. Nesta sexta-feira, serão debatidos a produção legislativa, os partidos políticos e a constituição da comissão de técnicos e entidades que elaborarão o edital de acesso aos dados do censo.

Na mesa de abertura desta quinta-feira, a coordenadora-geral do censo, Telma Venturelli, do Interlegis, informou que os dados ainda estão em estado bruto, quase como os fornecidos pela fonte. Ela agradeceu aos recenseadores pelo intenso e árduo trabalho, muitas vezes perigoso. Segundo ela, o objetivo do censo é revelar uma radiografia completa do Poder Legislativo no Brasil visando à modernização e melhor capacitação das casas legislativas.

O Fórum Internacional pretende anunciar ao mundo que os dados estão disponíveis para os pesquisadores interessados, ao mesmo tempo em que convoca a comunidade acadêmica a se engajar neste estudo.

alesp