NOSSA VERDADEIRA CASCA DE ÁRVORE - OPINIÃO

Vitor Sapienza*
29/06/2000 16:20

Compartilhar:


Acima de tudo, como cidadão e como parlamentar - cumprindo meu quarto mandato - respeito com muita dignidade nossas leis, bem como nosso poder judiciário. Em contrapartida, não me sinto refém de situações onde não possa externar meu descontentamento sobre poderes ou aplicações de leis.

Tenho a plena convicção de que o país ficou consternado, ao tomar conhecimento pela TV, da prisão do descascador de árvore, o agricultor Josias Franscisco dos Anjos, de 55 anos.

Josias - caboclo matuto, sem escrita e palavra atrapalhada - morador em casebre miserável, no Vale do Amanhecer, a 40 quilômetros de Brasília, eixo central do poder nacional, foi para o mato retirar uma casca de Planatina, que serviria como remédio - através de um chá - para sua mulher enferma.

Não quero aqui entrar no mérito da aplicação da lei ambiental - que sou defensor - quero sim questionar a atual situação do controle das queimadas e derrubadas de árvores feitas por madeireiras clandestinas que se espalham pelos quatro cantões do nosso território, sem que haja uma atuação que, no mínimo iniba estes indivíduos, por parte do Ibama e da Polícia Florestal. Enquanto Josias convalescia no cárcere ao lado de traficantes e bandidos de alta periculosidade, o nosso mogno, nossa aroeira, nossa peroba, nosso cedro continuavam e continuam sendo raptados na calada da noite, deixando nossas florestas carecas. Sem raízes. Sem vida. Sem oxigênio.

Josias - esse caboclo matuto de tamanho baixo e olhos envergonhados - foi vítima da sua ignorância, pela falta de informação que lhe foi negada, e não existe neste estado de exclusão social em que sobrevive. Foi vítima da incapacidade física do Ministério do Meio Ambiente em realizar grandes operações punindo sim os megamadeireiros, que estão transformando nosso território em um deserto árido e triste.

Josias foi solto, mas levará para sempre no canto mais profundo de suas lembranças esta casca colada em cima de uma ferida que dificilmente terá cura, apenas uma casca.

Vitor Sapienza é deputado estadual e líder do PPS na Assembléia Legislativa

alesp