Deputado colhe assinaturas para instalação de CPI das estatísticas criminais


11/04/2007 17:44

Compartilhar:


O deputado Vanderlei Siraque (PT), vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da legislatura passada, está colhendo assinaturas para a abertura de comissão parlamentar de inquérito sobre as estatísticas criminais. Para protocolar o pedido de CPI, são necessárias 32 assinaturas.

Segundo o deputado, denúncias veiculadas pela imprensa no início do mês apontaram irregularidades no preenchimento de boletins de ocorrência feitos pela Polícia Civil, reforçando as suspeitas de que diversos crimes não são computados no Estado. Segundo as informações divulgadas, os dados da Secretaria da Segurança Pública para o primeiro trimestre de 2006 na capital contemplam menos da metade dos roubos a bancos registrados pela Policia Civil e contabilizados pela Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban). Os dados oficiais apontam 29 assaltos, enquanto os distritos policiais registraram 76 crimes e a Febraban, 77. Ou seja, 48 crimes (62%) foram ignorados pela estatística oficial.

Em 2005, a imprensa também denunciou que crimes como homicídio, por exemplo, eram classificados como morte a esclarecer ou encontro de cadáver. Dessa forma, de acordo com Siraque, "o que seria bom para o governo, por apresentar uma falsa diminuição na criminalidade, é um prejuízo imensurável, uma vez que, além de dificultar o trabalho das polícias, a alteração dos dados impede a população de cobrar mais eficiência do governo do Estado". Essa prática, que ficou conhecida como "maquiagem dos BOs", já esteve na pauta de discussões na Assembléia em 2001. Naquela ocasião, a denúncia partiu do presidente do Sindicato dos Delegados do Estado de São Paulo, Paulo Siquetto.

vsiraque@al.sp.gov.br

alesp