Até quando vamos permitir tanto abuso?

OPINIÃO - Romeu Tuma*
10/09/2003 19:05

Compartilhar:


Não passa um mês sequer sem que a mídia veicule notícias sobre abusos sexuais praticados contra crianças e adolescentes. São histórias de exploração sexual, estupros, corrupção de menores, exploração de lenocínio, prostituição infantil, pedofilia, formação de quadrilha, entre outros. Muitos desses crimes, lamentavelmente, são praticados por autoridades ou pessoas contra quem em tese não deveriam pesar qualquer suspeita. Vale lembrar os casos de padres envolvidos com pedofilia , o médico pediatra preso em flagrante, depois de abusar de diversos pacientes. Mais recentemente, políticos e empresários de Porto Ferreira, no interior do Estado, figuraram em um dos mais ruidosos escândalos dos últimos tempos.

A prática de crimes hediondos contra nossas crianças e adolescentes tem inúmeras motivações. A mais comum é o abuso do poder do dinheiro contra vítimas pobres, que muitas vezes não têm nem o que comer e acabam se sujeitando aos caprichos do que podemos considerar verdadeiras mentes doentias. O mais lamentável é perceber que por trás desses atos se cria uma grande rede de comércio sexual, apoiada nas ameaças dirigidas às vítimas e aos seus familiares, para que não denunciem os autores dos crimes às autoridades policiais.

A situação é tão grave que muitos pais temem até deixar os filhos na escola ou na academia. Sabemos ainda de casos que se perpetuam em falsas escolinhas de futebol, formadas por empresários inescrupulosos, que usam o esporte como fachada para transformar os sonhos dos jovens atletas em um pesadelo sem fim. Em busca de um lugar ao sol, muitos garotos acabam vítimas de práticas sexuais. A maior parte deles acaba se escondendo, por vergonha ou por medo de serem descobertos. Ou seja, com certeza, o número de crimes é infinitamente maior que os denunciados pela imprensa.

A sociedade brasileira não mais pode aceitar que crimes terríveis praticados contra as nossas crianças e adolescentes passem impunes. Mas precisamos de uma vez por todas passar do discurso à prática. Vale salientar que a prostituição infantil é um ato tão infame que macula a nossa história, como ocorreu com a escravidão no passado. O Poder Legislativo paulista não pode abrir mão de suas prerrogativas em nome da população do estado de São Paulo. Precisamos de uma vez por todas apurar tais fatos, sob pena de no futuro não muito distante sermos acusados de omissão.

Quando exercia o digno cargo delegado de polícia, investiguei casos de pedofilia que acabaram em prisão e condenação dos criminosos. Para tanto, foi necessária muita determinação ao enfrentar pessoas e grupos de posições sociais privilegiados. O desafio está colocado. Encaminhei na Assembléia Legislativa um requerimento para a imediata abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito que investigue os crimes sexuais contra nossas crianças e adolescentes. Nós, parlamentares, temos um compromisso com a sociedade. Ou promovemos as investigações que terminem na prisão desses criminosos ou vamos de forma irresponsável seguir permitindo que os abusos continuem ocorrendo e ocupando as manchetes de nossos jornais?

*Romeu Tuma é delegado de Classe Especial da Polícia Civil, deputado estadual (PPS) e presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de São Paulo

alesp