Os municípios na história do Legislativo Paulista


09/06/2005 11:15

Compartilhar:


A Divisão de Acervo Histórico do Parlamento paulista colocou à disposição dos usuários do portal da Assembléia Legislativa na Internet uma pequena amostra da documentação preservada em seus arquivos referente aos municípios paulistas.

Desde o início de suas atividades, em 2 de fevereiro de 1835, quando existiam 45 vilas e uma cidade " a Imperial Cidade de São Paulo ", a Assembléia Legislativa é a responsável pela criação dos municípios paulistas. Isso fez com que o Legislativo preservasse importantes dados populacionais e econômicos, além de documentos, mapas, desenhos e registros fotográficos que embasaram a criação dos municípios paulistas " 170 anos depois, o número de cidades chegou a 645.

De 1835 até o início do século XXI, uma longa história marcou o desenvolvimento paulista. Ficaram preservados, na Divisão de Acervo Histórico, documentos sobre abastecimento, iluminação pública, segurança, construção e reforma de unidades públicas, saneamento, queixas de cidadãos e políticas públicas, entre outros. Os interessados em viajar pelas imagens de alguns municípios paulistas podem acessar o portal da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (http://www.al.sp.gov.br/portal/site/alesp). Após clicar, sucessivamente, nas abas "Doc. e Informação" e "Acervo Histórico", localizadas à esquerda do monitor, chega-se à página do Acervo Histórico, na qual se pode abrir a exposição "Interior Paulista" (http://www.al.sp.gov.br/web/acervo/index_acervo.htm).

No mapa de São Paulo que se abre estão assinaladas algumas cidades cujas imagens foram selecionadas para exemplificar o material que se encontra na Divisão de Acervo Histórico, referente ao período de 1819 a 1947, e que está aberto e disponível ao público. Os documentos do período pós-1947 estão preservados, em caráter corrente, no Serviço de Arquivo da Divisão de Protocolo Geral e Arquivo da Assembléia, também acessíveis à consulta. O Acervo Histórico, no Palácio 9 de Julho, está aberto ao público das 9 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

alesp