Guarujá participa do primeiro Dia C de combate ao caramujo africano


07/04/2005 11:07

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Fausto Figueira

Guarujá será a primeira cidade da região a participar do primeiro Dia C " de combate ao caramujo africano, conhecido cientificamente como Achatina fulica. O plano-piloto de controle e monitoramento, que é uma iniciativa do Ibama em parceria com a prefeitura local, acontecerá no bairro Santa Cruz dos Navegantes, no sábado, 9/4, a partir das 9 horas. O deputado Fausto Figueira (PT) e 1º secretário da Assembléia Legislativa é autor da lei estadual 11.756/2004, que proíbe a criação e comercialização do molusco e estabelece um plano de controle.

Cerca de 100 agentes treinados pelo Ibama vão coletar o molusco em tambores e incinerá-los. Santa Cruz dos Navegantes foi escolhido por ser um local isolado, sem casas de veraneio, onde os técnicos poderão entrar em todas as residências para a coleta manual do caramujo e orientar os moradores. Além da coleta, haverá apresentação de teatro de fantoches e de dança.

Segundo o Ibama, a escolha da cidade se deu após a realização de audiência pública, organizada por Figueira e pela então vereadora Maria Antonieta (PT) em junho de 2004, na Câmara Municipal de Guarujá.

De acordo com a lei proposta por Figueira, o Governo estadual não pode oferecer apoio a qualquer entidade que crie ou comercialize o Achatina fulica e, também, outras espécies de moluscos exóticos sem autorização do órgão federal competente. Fausto acredita que a iniciativa incentiva o combate nas demais cidades da Baixada: "A luta para o fim dessa praga deve ser metropolitana. O poder público e a comunidade devem se unir para erradicar o caracol, que e é capaz de transmitir doenças graves e de devastar o meio ambiente".

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp