Notas de Plenário


27/08/2008 17:32

Compartilhar:


Três registros



Mauro Bragato (PSDB) lamentou o falecimento de José Roberto Perosa Ravagnani, de quem elogiou o "trabalho sério e profícuo" frente à presidência da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp). O deputado parabenizou o jornal "Folha de S.Paulo" por reportagens publicadas no dia 24/8 abordando as péssimas condições de trabalho dos cortadores de cana e conclamou a Alesp a se debruçar sobre o problema. Bragato ainda falou dos problemas do "assoreado e poluído" rio do Peixe, que abastece Presidente Prudente, e criticou a "postura tecnocrática e distante" da Sabesp no caso. (MF)



Abandono da saúde



A situação do Hospital do Servidor Público Estadual é de calamidade, assim como a de toda a saúde pública por falta de investimentos, disse Carlos Giannazi (PSOL), citando denúncia nos jornais de que o setor de quimioterapia daquele hospital está parado por falta de profissionais. Os servidores sequer conseguem marcar consultas, continuou o deputado, que considerou vergonhoso que "o maior hospital da América Latina, que sempre ofereceu um trabalho de excelência", esteja nesta situação. Giannazi falou da precária situação também do Departamento de Perícias Médicas, que tem dez mil processos parados, por falta de funcionários. (MF)



Protesto



No Dia do Psicólogo, o deputado Marcos Martins (PT) falou sobre o Projeto de Lei 441/2007, de sua autoria, que assegura atendimento por psicólogos e assistentes sociais aos alunos das escolas públicas de educação básica. "Essa é uma pequena contribuição do nosso mandato." Martins também comentou a paralisação dos funcionários do Hospital do Servidor Público estadual marcada para esta quinta-feira, 28/8, como forma de protesto. Além de reposição salarial, os funcionários reivindicam a recontratação de 206 funcionários aposentados demitidos e não substituídos. "Só serão atendidos casos de urgência e emergência", enfatizou. (LP)



Más condições da escola



O deputado José Zico Prado (PT) relatou sua visitou à E.E Aurélio Buarque de Holanda, em Guaianazes, zona leste da cidade. "Achei que as informações dos assessores eram exageradas, mas o que vi é muito pior." Conforme ele, os banheiros da escola não têm porta, vasos sanitários ou torneiras. Sem muros, e em péssimas condições, a escola foi invadida por famílias de baixa renda. "A população de Guaianazes é pobre, mas merece ser bem tratada." (LP)



15 dias e nada...



"Faz 15 dias que o comando geral da Polícia Militar encaminhou, via intranet, comunicado dizendo que o governador apresentaria à Alesp projeto de lei referente à reestruturação da Polícia Militar, mas, até agora, nada aconteceu", disse o deputado Olímpio Gomes (PV). O parlamentar enfatizou que as promessas do governo são mentirosas e lembra que, se até 4/9 não houver uma posição, a Polícia Civil realizará nova paralisação e terá o apoio da Polícia Militar. "O governo não respeita a polícia de São Paulo." (LP)



Como fica?



O deputado Carlos Giannazi (PSOL) voltou a falar sobre a situação duvidosa dos profissionais que tinham suas carteiras previdenciárias vinculadas ao Instituto de Previdência do Estado de São Paulo (Ipesp) que, conforme Lei 1.010/2007, será extinto em setembro de 2009, quando passa a vigorar a nova gestora do regime, a São Paulo Previdência (SPPrev). Além de amparar os servidores públicos, o Ipesp administra as carteiras dos serventias (funcionários de cartórios), dos advogados e dos economistas. "Se o governo não encaminhar projeto à Alesp sobre o assunto, 40 mil advogados do Estado serão vítimas de verdadeiro calote." (LP)



Casa do povo



A deputada Célia Leão (PSDB) falou sobre a iniciativa do Colégio Porto Seguro, do município de Valinhos, que trouxe os alunos da 7ª série para conhecer o funcionamento do Parlamento paulista. Acompanhados pelos professores Ângela e Jonival, os alunos assistiram aos pronunciamentos dos parlamentares. "Não percam cada segundo do que vocês podem aprender nesta Casa. A população não conhece e não sabe como funciona seus direitos, o que é uma perda para São Paulo." (LP)



Projeto de reajuste salarial



O deputado José Zico Prado (PT) afirmou que os funcionários da Secretaria da Agricultura e do DER estão há muitos anos sem reajuste salarial, em virtude do descaso dos governos do PSDB. O parlamentar lembrou que o Executivo enviará à Assembléia o projeto que trata da matéria no início do mês de setembro e destacou a importância de a proposta ser discutida com os funcionários e também a necessidade de haver um grande debate no Plenário, de forma a reparar todas as injustiças. Para Zico, é necessário valorizar esses servidores que prestam relevantes serviços em áreas de extrema importância para o Estado de São Paulo. (SM)



Visitas



A Assembléia Legislativa recebeu nesta quarta-feira, 27/8, a visita de alunos do Colégio Visconde de Porto Seguro, de Valinhos, e da Escola Estadual Luiz Leite, da cidade de Amparo.

alesp