Mais 12 mortes de bebês na Santa Casa de Mogi das Cruzes


24/05/2010 17:01

Compartilhar:


Fausto Figueira (PT) vai pedir ao Ministério Público do Estado que apure a morte de mais 12 bebês na UTI neonatal da Santa Casa de Mogi das Cruzes, entre os dias 12/4 e 12/5. O parlamentar já havia feito representação junto ao MP em dezembro passado, por conta de oito mortes de bebês naquele hospital no mês de novembro, causadas por infecção hospitalar. Na ocasião, a Vigilância Sanitária estadual determinou o fechamento da UTI.

"É preciso verificar em que condições a UTI foi reaberta", afirma o deputado. "Não basta reabrir. É preciso dotá-la com espaço físico, equipamentos, equipes médica e de enfermagem adequadas. A Vigilância Sanitária do Estado tem a obrigação de fiscalizar as condições de funcionamento da unidade.

Fausto, que preside a Comissão de Saúde e Higiene da Assembleia, esteve no hospital no final do ano passado junto com outros membros da comissão, os deputados João Barbosa (DEM) e Luis Carlos Gondim (PPS). Eles foram recebidos pelo provedor da instituição, Anatalino Rodrigues.

Na época, Fausto fez críticas à atuação da Vigilância Sanitária estadual, que em março de 2009 já havia constatado condições ambientais e técnicas que suscitavam riscos na UTI neonatal, além da falta de funcionários. O provedor Anatalino Rodrigues atribuiu as mortes, na ocasião, à superlotação da UTI, que tem capacidade para seis leitos, mas costumava receber dois a três recém-nascidos a mais por dia. Em março deste ano, o MP anunciou uma ação civil pública contra a Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes.



ffigueira@al.sp.gov.br

alesp