Passado e futuro da enfermagem


11/05/2011 18:18

Compartilhar:


A origem das atividades da enfermagem baseia-se na compaixão e na solidariedade humana, características essenciais ao bom profissional da enfermagem, ontem, hoje e sempre, mas que não são suficientes para a boa assistência da enfermagem. A prática atual deve se basear também em conhecimentos científicos, em uso de tecnologia, em processos organizacionais e de divisão de trabalho complexos, sendo que também desses itens irão depender o atendimento eficiente ao paciente.

Somos, segundo dados de 2007 do IBGE, 126,5 mil enfermeiros em todo o Brasil, cerca de 40 mil no Estado de São Paulo, número ainda insuficiente para suprir a demanda de saúde do Brasil e do nosso Estado. Como deputada, tenho empreendido uma série de ações para melhorar as condições de trabalho da enfermagem e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população.

Em 2005, um projeto de lei nosso foi decisivo para que o governo do Estado aprovasse a autorização para que os enfermeiros e auxiliares de enfermagem pudessem também fazer plantões nas unidades estaduais, o que até então era permitido apenas aos médicos.

Em 2009, fizemos uma indicação para que o governo do Estado siga os parâmetros determinados pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofem) através da Resolução 293/2004, no funcionamento das unidades de saúde. Estes parâmetros determinam o quantitativo mínimo dos diferentes níveis de formação dos profissionais de enfermagem para a cobertura assistencial, dependendo da complexidade do serviço prestado pela unidade de saúde estadual.

Um quadro de pessoal subdimensionado leva inevitavelmente à queda na qualidade da assistência prestada, com prejuízos e riscos para o doente e sobrecarga e sacrifícios para o profissional. Temos que cuidar não apenas da qualidade da formação e da capacitação dos profissionais da enfermagem, como também de sua adequada quantidade e distribuição no ambiente hospitalar. Haja visto os últimos acidentes ocorridos e amplamente noticiados pela imprensa.

Temos também travado uma luta cotidiana para que haja a criação do cargo de técnico de enfermagem na estrutura de saúde do Estado. Este é um dos nossos maiores objetivos. Precisamos colocar em pauta o papel exercido pela enfermagem, como melhorar as condições de trabalho para o profissional da enfermagem e como melhorar as questões da assistência para os pacientes. A solução me parece unir as características iniciais da nossa profissão ao aprimoramento trazido pelo desenvolvimento tecnológico e da medicina.



*Analice Fernandes é enfermeira e deputada estadual pelo PSDB.

alesp