Patrulhamento comunitário da Assembléia indica resultado positivo

(com foto)
03/07/2001 17:55

Compartilhar:


Queda de 78% no índice de ocorrências policiais nas ruas próximas à Assembléia Legislativa e de 37% na área total de atuação, segundo dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública. Este é saldo positivo, comparado ao mês anterior, obtido com o patrulhamento que o efetivo policial do Palácio 9 de Julho tem realizado desde o dia 7 de maio, data em que foi implantando o policiamento comunitário, uma parceria da Assembléia Legislativa e da Polícia Militar, que consiste no deslocamento de policiais que atuam na Casa para o trabalho na rua.

A operação envolve 30 homens e três viaturas durante 24 horas. O objetivo é fazer o policiamento preventivo e de serviço à comunidade, abrangendo ruas da Vila Mariana e do Parque do Ibirapuera - trecho que vai do túnel Ayrton Senna até a rua Coronel Oscar Porto.

Com base nos índices estatísticos de ocorrências, fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública, o policiamento vem sendo intensificado em pontos considerados críticos, visando prevenir e reprimir a atuação de delinqüentes e proporcionando uma segurança maior à comunidade local.

Após 45 dias de efetivo trabalho, já se pode sentir o resultado positivo. Foram mais de mil atendimentos ao público, 550 pessoas abordadas, 280 veículos vistoriados, dos quais dois foram apreendidos por se tratar de produto de furto ou roubo. Com o apoio da Policiamento de Trânsito, foram realizados dois bloqueios, para coibir assaltos relâmpagos que ocorriam diariamente nas imediações do cruzamento da avenida Brasil com Brigadeiro Luís Antônio.

Ocorrências registradas. Dentre as ocorrências registradas, destacamos a atuação dos policiais no dia 21 de maio, quando impediram o seqüestro relâmpago de uma empresária na rua Sena Madureira. Os policiais prenderam o autor do seqüestro, que portava arma de fogo, e recuperaram os pertences e dinheiro da vítima, resguardando sua vida.

Outra ocorrência, feita no dia 30 de maio, foi a prisão de uma quadrilha que se especializara em roubar motoristas junto ao semáforo da alça do Detran, que dá acesso à avenida 23 de Maio. A quadrilha confessou que atuava há meses e só naquele dia havia praticado cinco roubos. Outras ocorrências relatam flagrantes de porte de entorpecentes, recaptura de condenados e de objetos ilícitos apreendidos.

Outro fator importante do policiamento comunitário é o seu aspecto social: os policiais vêm realizando o apoio e o encaminhamento de pessoas que se encontram abandonadas aos órgãos competentes da Secretaria do Bem-Estar Social.

Apoio da comunidade. Devido ao sucesso obtido com a iniciativa da Assembléia, o policiamento comunitário vem ganhando o apoio da comunidade local. Para implementar a atuação dos policiais, a Moto Honda da Amazônia está disponibilizando duas motos, que serão usadas principalmente nos horários de pico, quando se registra maior número de ocorrências de roubos relâmpagos com o apoio de motociclistas. "Com essas motos certamente aumentaremos nossa mobilidade e, conseqüentemente, a eficiência do policiamento", avalia o chefe da Assessoria Policial da Assembléia, Nevoral Alves Bucheroni, que informou ainda a instalação de uma base de operações, no subsolo do edifício da Assembléia, com estação fixa de rádio para comunicação integrada com os policiais militares da Assembléia Legislativa e das viaturas.

Nesta sala de operações estarão disponíveis dois telefones 24 horas (3886-6973/6103) à disposição da comunidade para solicitações de atendimento.

alesp