PROIBIÇÃO DE ARMAS: NOVELA - OPINIÃO

Afanasio Jazadji*
02/07/2001 14:50

Compartilhar:


O Brasil vem tendo exemplos concretos de como é importante um país contar com o seu Parlamento como importante recurso para a discussão de direitos dos cidadãos e para se evitarem decisões arbitrárias e errôneas, de parte de governantes que se consideram donos da verdade.

Vou citar agora como exemplo um assunto que já comentei algumas vezes, sempre que um novo fato surgia em torno dele: a decisão do governo federal de proibir a venda e o uso de armas em todo o território nacional.

Pois bem. Está fazendo quase dois anos que o projeto de lei do Poder Executivo foi elaborado na área do Ministério da Justiça e encaminhado ao Legislativo.

O Congresso Nacional recebeu o projeto de lei e, em vez de simplesmente agir como um cordeirinho, resolveu estudar a matéria com cuidado e passou a contestá-la.

Depois do envio desse projeto de lei para o Congresso, já houve duas trocas de

ministro da Justiça: quem cuidou do assunto foi o alagoano Renan Calheiros que acabou caindo, substituído pelo paulista José Carlos Dias. Este também caiu e deu lugar ao mais trapalhão ministro de Fernando Henrique Cardoso, o também advogado paulista José Gregori.

Trapalhadas à parte, como bom bajulador, Gregori também apoia o projeto entregue ao Congresso, pois sabe que a idéia da proibição partiu do próprio presidente da República, a partir de sua participação no programa Roda Vida, da TV Cultura.

Acontece que, conforme tenho insistido, é um absurdo proibir armas a cidadãos que são vítimas constantes de bandidos sempre armados. Felizmente, o Congresso age: o projeto continua sendo discutido e bloqueado no Senado e na Câmara. É a democracia.

*Afanasio Jazadji é advogado, jornalista, radialista e deputado estadual pelo PFL.

alesp