Deputada Prandi reivindica implantação de posto do Poupatempo na Baixada Santista


16/07/2001 17:55

Compartilhar:


A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) está reivindicando ao governo estadual a implantação de um posto de atendimento do programa Poupatempo na Baixada Santista. Em documento encaminhado ao governador Geraldo Alckmin, a parlamentar defende que os mais de um milhão de habitantes da região metropolitana de Santos passem a contar com o serviço. Coordenado pela Secretaria Estadual de Governo e Gestão Estratégica, o programa já beneficia os moradores da Grande São Paulo, Campinas, São Bernardo do Campo e São José dos Campos.

"Na Capital são quatro postos e as demais cidades contam com uma central cada. Nossa região é extremamente populosa e não pode ficar à margem desse programa, que desburocratiza o acesso a inúmeros serviços prestados pelo poder público", afirma a deputada. Conforme explica Prandi, os postos do Poupatempo reúnem vários órgãos e empresas prestadoras de serviços públicos. "Além disso, estas centrais também oferecem serviços de apoio, como equipamentos de fotocópia e fotos para documentos", diz ela.

Por meio do Poupatempo, o cidadão pode requisitar, com muito mais agilidade e sem burocracia, documentos como Cédula de Identidade (RG), Atestado de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Também é possível a solicitação do Seguro Desemprego, Licenciamento de Veículos e a isenção do pagamento do IPVA para portadores de deficiência física e para taxistas. Os mutuários da Companhia Estadual de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) também podem renegociar débitos.

Nos postos do Poupatempo, os cidadãos podem, ainda, requisitar serviços e verificar pendências junto a empresas e órgãos como Eletropaulo, Sabesp, Cetesb, INSS, Caixa Econômica Federal, Sebrae, Departamento Estadual de Parques e Recursos Naturais (DEPRN) e as prefeituras das cidades onde estão instalados. As centrais também reúnem agências dos Correios e, mediante o pagamento de uma taxa, a pessoa pode receber em casa os documentos solicitados.

"Os moradores da Baixada precisam ter acesso a este programa, que representa um avanço significativo no processo de desburocratização do atendimento aos cidadãos. Por isso, não darei trégua ao governo estadual até que nossa região tenha um posto metropolitano do Poupatempo", declara Maria Lúcia Prandi, lembrando que os postos do programa também podem ser usados para atividades culturais e de lazer, como encenações teatrais e exposições. Segundo estatísticas do próprio governo, mais de 19 milhões de pessoas já utilizaram o serviço, que funciona de segunda a sábado.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Maria Lúcia Prandi - 3886-6848/6854)

alesp