Cooperativismo presente na Assembléia


12/07/2004 16:47

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Arnaldo Jardim

O cooperativismo paulista comemorou, no dia 7 de julho, o 82º Dia Internacional do Cooperativismo. O evento, promovido pela Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), contou com a presença do secretário Estadual de Agricultura, Duarte Nogueira, representando o governador Geraldo Alckmin; do deputado Arnaldo Jardim (PPS), coordenador da Frencoop-SP; e do presidente da Organização de Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes de Freitas.

O anfitrião do evento, Evaristo Machado Netto, presidente da Ocesp, falou da importância de celebrar o Dia do Cooperativismo e, assim, reunir novos parceiros e interlocutores, que entram em contato com a realidade cooperativista. Sobre a programação da noite, Evaristo citou a homenagem às cooperativas cinqüentenárias. "É preciso que cooperativismo reconheça seu passado. Por isso, entregamos placas comemorativas à Cooperativa de Consumo (Coop), pioneira em se abrir para a comunidade, e para a CAP, que enfrentou sérias dificuldades e deu a volta por cima". Com relação ao último evento da programação, a entrega do Prêmio Cooperativismo na Imprensa, Evaristo ressaltou que é por meio da imprensa que o cooperativismo é vitorioso na comunidade: "Ao premiar os trabalhos jornalísticos, estamos reconhecendo os nossos melhores esforços".

Os troféus foram entregues a seis jornalistas: Regiane Alves (Revista Coplana), Rodrigo Simões (Programa Universo Unimed), Daniela Traldi (CNT Jornal), Luciana Julião (TV Cultura), Adriana Küchler (Diário de S. Paulo) e Renato Góes (Revista Acontece no Interior Paulista).

Ao final de sua exposição, Evaristo fez um balanço do cooperativismo brasileiro. "Nós, cooperativistas, já incomodamos e vamos incomodar ainda mais. A prática constante de barreiras no comércio internacional, por exemplo, é um sinal de que os incomodados reagem e vão reagir ainda mais. A nossa defesa é firmar nossa ação nos sete princípios cooperativistas e garantir e intensificar a nossa autogestão porque é por aí que seremos atacados", disse.

Em sua saudação, Jardim lembrou a importância de avançar com a intercooperação cooperativa para consolidar as redes de negócio e continuar com a profissionalização. "Devemos divulgar este novo momento do setor porque ainda se nota a percepção ultrapassada sobre o amadorismo do movimento cooperativista". Com relação à reativação da Frencoop, o deputado explicou ao público de mais de 250 cooperativistas de todo o estado, que o cooperativismo não pode ser apropriado por um único partido. "É fundamental e estratégico intensificar o melhor diálogo possível com o Executivo estadual. A articulação para inserir o cooperativismo nos projetos deve ser total e permanente", finalizou.

Durante a cerimônia, o diretor da Aliança Cooperativa Internacional, Américo Utumi, refletiu sobre como a globalização pode prejudicar sociedades menos desenvolvidas, mostrando que o cooperativismo é um movimento capaz de fortalecer os laços regionais e, assim, gerar oportunidades para todos.

ajardim@al.sp.gov.br

alesp