Projeto Navegar em São Bernardo


11/09/2003 15:55

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Giba Marson

O secretário da Juventude, Esportes e Lazer do Estado, Lars Grael, a convite do deputado Giba Marson, líder do PV na Assembléia Legislativa, em sua primeira visita a São Bernardo do Campo, mostrou interesse em instalar uma escola de esportes náuticos às margens da represa Billings.

Grael anunciou que as atuais condições da represa a credenciam para receber, em breve, um núcleo do Projeto Navegar, que hoje atende a cerca de 160 crianças com idade entre 12 e 15 anos matriculadas em escolas públicas. "Apesar de ainda não dispormos de recursos suficientes, há a possibilidade de realizarmos uma parceria entre o Estado e o Município para trazermos os esportes náuticos de volta à Billings, especialmente porque aqui se encontra o berço de toda a cultura náutica de São Paulo. É importante lembrar também que este é um projeto de inclusão social, em que os participantes recebem educação ambiental e ainda aprendem uma profissão, pois recebem a carta de velejador amador e, aos 16 anos, a de arrais amador, que permite comandar pequenos barcos. A intenção é não só formar campeões, mas sim formar cidadãos", afirmou.

Durante a visita, Giba Marson ressaltou as numerosas medidas e intervenções que o município e a SABESP têm feito para garantir a segurança e a qualidade da água da represa: a SABESP disponibilizará em seu site um boletim a cada dez minutos contendo informações precisas sobre a qualidade da água e informações de interesse da população, medida que ajudará no controle e prevenção de fenômenos como o "boom de algas". " Além disso, acabamos de fechar um contrato que garante o monitoramento da orla da represa, evitando assim, ações predatórias na região", enfatizou Marson.

No encontro, Lars Grael conheceu a área próxima às obras de construção do Centro do Professorado, no Km 20,7 da Via Anchieta, que poderá ter uma pista de atletismo. O projeto, segundo o deputado Marson, está se viabilizando pela prefeitura de São Bernardo através da Secretaria de Esportes e aguarda uma parceria com o Estado para ser iniciado. "Temos um orçamento restrito, mas nada impede que coloquemos esta proposta no orçamento de 2004. Creio que o governo tem de incentivar o esporte de uma maneira geral e buscar junto à Assembléia alternativas para criação de leis de incentivo", afirmou Grael.

gibamarson@al.sp.gov.br

alesp