Atletas da natação e do triathlon passam a treinar em São Vicente


08/10/2007 09:59

Compartilhar:


Competidores brasileiros de elite da natação e do triathlon começaram ontem a treinar em São Vicente. A partir de agora, atletas de renome internacional como Poliana Okimoto, Paulo Miasyro e Fernanda Garcia utilizam a estrutura do Sest/Senat durante a preparação para as provas. A chegada dos atletas a São Vicente foi possível após negociação realizada pelo deputado Luciano Batista (PSB). Todos os nadadores e triatletas estavam sem local adequado para treinar na Baixada Santista após o fechamento da piscina da Academia Krato, ligada à Unimonte, durante os Jogos Pan-americanos do Rio.

"Quando o Cintra (Ricardo Cintra, técnico da equipe) me falou da situação dos atletas, comecei imediatamente a negociação com o Sest/Senat, porque sabia que lá existe a estrutura ideal para os treinos", explicou Luciano Batista. "A Baixada Santista não poderia perder uma equipe com alguns dos melhores atletas brasileiros por falta de local para nadar".

Além de Poliana Okimoto, prata nos Jogos Pan-americanos e campeão de duas etapas da Copa do Mundo de Maratona Aquática, na China e em Hong Kong, triatletas como Fred Monteiro, Paulo Miasyro, Carla Moreno e Fernanda Garcia têm agora o apoio do Sest/Senat.

O delegado regional de Esportes, Hugo Duppre, que também tomou parte nas negociações, comemorou o desfecho do acordo, que garantiu a permanência dos competidores na Baixada Santista.

Além da piscina de 50 metros, o Sest/Senat conta ainda com toda a estrutura de treinos, incluindo vestiários, refeitórios, atendimento médico e auditório para congressos técnicos. "Tão importante quanto a ótima estrutura, é o fato de que a presença dos atletas no Sest/Senat vai servir de incentivo para que os jovens da região pratiquem esportes", avalia Duppre. "O resultado poderá ser colhido no futuro, com novos nadadores e triatletas sendo formados aqui no Sest/Senat".

Poliana Okimoto comemorou o acordo e destacou as vantagens do Sest/Senat. "A piscina é ótima e aqui nós teremos tudo o que é necessário para uma boa preparação".

lbatista@al.sp.gov.br

alesp